Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AFDP47
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Audrey Heloisa Ivanenko Salgado | pt_BR |
dc.creator | Ana Paula Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T23:36:45Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T23:36:45Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-02 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AFDP47 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho relata uma sequência didática com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade, (CTS), utilizando o aplicativo WhatsApp. O objetivo deste trabalho foi investigar, como o aplicativo WhatsApp pode contribuir nas discussões a adesão ou evasão ao programa de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) bem como promover a conscientização dos estudantes sobre a vacina contra o HPV como medida de prevenção do câncer de colo de útero. A sequência didática foi realizada em quatro etapas: (i) problematização e discussão das opiniões sobre a vacina do HPV através do WhatsApp; (ii) apresentação de dois vídeos documentários sobre a vacina e continuação da discussão gerada na primeira etapa; (iii) realização de um debate por meio de um júri simulado; (iv) formulação das cartilhas e avaliação do material para divulgação. Os resultados apontaram que o aplicativo favoreceu a participação dos estudantes em cada etapa, promovendo a exposição de seus pontos de vista. O júri demonstrou a capacidade de expor oralmente suas posições, com argumentação crítica sendo capazes de discutir a vacina do HPV como medida preventiva contra o câncer de colo de útero. Ao final a sequência didática oportunizou aos estudantes desenvolver o senso crítico na tomada de decisão sobre a vacinação. Sendo assim, o desenvolvimento da sequência didática demonstrou que as discussões propiciadas pelo aplicativo contribuíram para estender o ambiente da sala de aulas, foi colaborador na formação de opinião, juntamente com as outras atividades contribuindo com a conscientização sobre a vacinação | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Vacina do HPV | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Aplicativo WhatsApp | pt_BR |
dc.subject.other | Educação sanitária | pt_BR |
dc.subject.other | Dengue | pt_BR |
dc.subject.other | Aedes aegypti | pt_BR |
dc.subject.other | Vacinação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | A conscientização de alunos de uma escola pública sobre a vacinação contra Papilomavírus Humano (HPV) utilizando o aplicativo WhatsApp em uma sequência didática com enfoque em CTS | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_corre__o___leitor_cr_tico.pdf | 961.6 kB | Adobe PDF | View/Open | |
monografia_corre__o___leitor_cr_tico.pdf | 961.6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.