Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AFDP47
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Audrey Heloisa Ivanenko Salgadopt_BR
dc.creatorAna Paula Costapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T23:36:45Z-
dc.date.available2019-08-12T23:36:45Z-
dc.date.issued2016-07-02pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AFDP47-
dc.description.resumoO presente trabalho relata uma sequência didática com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade, (CTS), utilizando o aplicativo WhatsApp. O objetivo deste trabalho foi investigar, como o aplicativo WhatsApp pode contribuir nas discussões a adesão ou evasão ao programa de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) bem como promover a conscientização dos estudantes sobre a vacina contra o HPV como medida de prevenção do câncer de colo de útero. A sequência didática foi realizada em quatro etapas: (i) problematização e discussão das opiniões sobre a vacina do HPV através do WhatsApp; (ii) apresentação de dois vídeos documentários sobre a vacina e continuação da discussão gerada na primeira etapa; (iii) realização de um debate por meio de um júri simulado; (iv) formulação das cartilhas e avaliação do material para divulgação. Os resultados apontaram que o aplicativo favoreceu a participação dos estudantes em cada etapa, promovendo a exposição de seus pontos de vista. O júri demonstrou a capacidade de expor oralmente suas posições, com argumentação crítica sendo capazes de discutir a vacina do HPV como medida preventiva contra o câncer de colo de útero. Ao final a sequência didática oportunizou aos estudantes desenvolver o senso crítico na tomada de decisão sobre a vacinação. Sendo assim, o desenvolvimento da sequência didática demonstrou que as discussões propiciadas pelo aplicativo contribuíram para estender o ambiente da sala de aulas, foi colaborador na formação de opinião, juntamente com as outras atividades contribuindo com a conscientização sobre a vacinaçãopt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVacina do HPVpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectAplicativo WhatsApppt_BR
dc.subject.otherEducação sanitáriapt_BR
dc.subject.otherDengue pt_BR
dc.subject.otherAedes aegyptipt_BR
dc.subject.otherVacinaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA conscientização de alunos de uma escola pública sobre a vacinação contra Papilomavírus Humano (HPV) utilizando o aplicativo WhatsApp em uma sequência didática com enfoque em CTSpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_corre__o___leitor_cr_tico.pdf961.6 kBAdobe PDFView/Open
monografia_corre__o___leitor_cr_tico.pdf961.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.