Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AFGJDP
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lucia Maria Porto de Paulapt_BR
dc.creatorAndreisa Bahia dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T06:46:48Z-
dc.date.available2019-08-11T06:46:48Z-
dc.date.issued2016-07-02pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AFGJDP-
dc.description.abstractSexual education is very significant to young people because many of them have trouble to find their identity related to sexuality. They have to worry about standard sexual patterns imposed by society and the high number of teen pregnancy cases. They also have to think about DST. The school is the right place to discuss sexuality although it is very important to remember that the Family plays the main role in the education of the children. It is a must that schools and teachers search new ways and methodologies to improve the guiding and knowledge of the students. The aim of this paper is to develop a didactic sequence in sexual orientation through questioning methods and evaluate the contribution for the development of the Science. The teaching of Science through questioning enables the students to self develop new abilities and, to the teachers, it gives the possibilities of new approachs. This method offers ways to young people to have better relationships in the society, improving communication, behaviors, sexual health with responsibility and criticism. The didactic sequence was applied to a class of the first year of the Medium School with 38 students. The approach was through a mixed quali-quantitative methodology to observe and obtain data. It was an interactive method. The classes were developed after the sequence of workshops on sexual orientation with investigative outlook. The students of these workshops revealed immaturity and little knowledge on the subject. The students had to answer a question about sexuality. They were argued if it is a synonym of sexual intercourse and 58% agreed with it, 23.6% didn`t agree and 18,4% answered that they didn`t know the right answer. We still have a long way to go in order to have sexual education in schools as a subject developed in all disciplines. It is important to remember that beyond the teaching of biological Science, the school should contribute for the social development of the students in order to help them to make better options in their lives. We know that it is a hard task but we cannot forget that the school and the Family have the duty of guiding the students in a dialogical way in their sexualitypt_BR
dc.description.resumoA orientação sexual é de grande importância para nossos jovens, visto que, muitos têm dificuldade de desenvolver sua identidade; pois preocupam-se em seguirem um padrão sexual imposto pela sociedade. Constata-se também altos índices de gravidez e de doenças sexualmente transmissíveis na adolescência. Os estudos sobre Educação Sexual ainda são poucos no Brasil. É necessário que as instituições de ensino e professores busquem meios para se capacitarem e desta forma desenvolverem novas metodologias de ensino que possam ajudar na orientação e construção de conhecimento dos estudantes. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver uma sequência didática em educação sexual utilizando a metodologia investigativa e avaliar sua contribuição no desenvolvimento para o conhecimento científico. O ensino de ciências por investigação proporciona ao aluno uma autonomia para desenvolver suas habilidades, e ao professor a oportunidade de desenvolver novas práticas de ensino. Favorecendo condições para que os jovens possam se desenvolverem perante a sociedade, em relacionamentos, na comunicação, no comportamento e saúde sexual de forma crítica e responsável. A sequência didática foi aplicada em uma turma de 1º ano do Ensino Médio composta por 38 alunos. Foi realizada uma abordagem com a metodologia mista quali-quantitativa, para a observação e coleta dos dados, utilizando o método de observação participante. As aulas foram desenvolvidas a partir da construção e desenvolvimento de sequência de oficinas sobre orientação sexual, trabalhadas dentro de uma abordagem investigativa. O grupo de alunos participantes se mostrou imaturo e com pouco conhecimento sobre o tema. Quando questionados se sexualidade é sinônimo de relação sexual, 58% dos alunos afirmaram que sim, 23.6% negaram e 18.4% disseram não saberem. Os estudantes não sabem sobre o coito interrompido e nem como funciona a tabelinha (84%). Ainda temos um longo caminho a percorrer para que a orientação sexual nas escolas se torne um tema trabalhado de forma interdisciplinar, lembrando que além de ensinar o papel biológico devemos ter participação na formação social dos jovens, contribuindo para as tomadas de decisão durante sua vida. Sabemos que a tarefa é difícil, mas não podemos esquecer que a escola e família têm o dever de orientar os jovens de forma dialógica em sua sexualidadept_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectOrientação Sexualpt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subject.othera Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherOrientação sexualpt_BR
dc.subject.otherEducação sexualpt_BR
dc.subject.otherProfessores de ciências Formaçãopt_BR
dc.titleOrientação Sexual, sequência didática com abordagem investigativapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
andreisa_bahia_monografia.pdf775.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.