Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AFGLSL
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Por que o rio picão está secando?: uma abordagem investigativa a partir de um temagerador
Autor(es): Fábio Domingos da Silva
Primeiro Orientador: Marcio Antonio da Silva
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi desenvolver e organizar uma proposta de trabalho a partir do tema gerador com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Bom Despacho/MG. Considerando-se a importância do Rio Picão para a comunidade construímos uma metodologia investigativa para o ensinode Ciências. Paulo Freire ressalta a relevância de embasar o processo pedagógico com aspectos críticos levando o aluno a ser autor de sua própria história. Nosso questionamento era: o que tem causado a diminuição do volume de água do Rio Picão? O método utilizado na pesquisa consistiu na aplicação de questionário a fim de diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos, desenvolvimento de um trabalhodialógico com morador integrante da comunidade e um representante da polícia militar além da aplicação de um segundo questionário para verificar os conhecimentos construídos ao longo do debate. Os resultados da pesquisa demonstram que houve acréscimos significativos aos conhecimentos prévios dos alunos que compreenderam que as principais causas para a diminuição da quantidade de água do Rio Picão envolvem a dragagem de suas águas e a retirada das matas ciliares. Também podese perceber da análise do segundo questionário que os alunos compreenderam o papel que a comunidade possui na preservação do Rio Picão. O estudo demonstra aimportância que um ensino investigativo por meio de tema gerador desempenha na formação de cidadãos críticos e capazes de agir na sua comunidade em prol da resolução de problemas que interferem na qualidade de vida
Abstract: The aim of this study was to develop and organize a job offer from it theme generator with students from the 7th grade of elementary school in a public school in the city of Bom Despacho/MG. Considering the importance of Picão River to the community build a research methodology for teaching science. Paulo Freire emphasizes theimportance of base the educational process with critical aspects leading the student to be the author of your own story. Our question was: what has caused the decrease of water volume of the Picão River? The method used in the study consisted of a questionnaire to diagnose students' prior knowledge, develop a dialogic work with a member of the community resident and a representative of the military police inaddition to the application of a second questionnaire to verify the knowledge built over the debate. The survey results show that there were significant additions to the previous knowledge of students who understood that the main causes for the reduced amount of water Picão River involve dredging of the water and the removal of riparian forests. It can also be seen from the second questionnaire analysis that studentsunderstand the role that the community has in preserving the Picão River. The study demonstrates the importance of an investigative teaching through generator theme plays in the formation of critical and capable citizens to act in their community to the resolution of problems that interfere with quality of lif
Assunto: Água Poluição
Abastecimento de água
Secas
Água Consumo
Aprendizagem experimental
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Professores de ciências Formação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AFGLSL
Data do documento: 2-Jul-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
f_bio_domingos_da_silva.pdf511.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.