Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AFGLSL
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcio Antonio da Silvapt_BR
dc.creatorFábio Domingos da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T11:53:53Z-
dc.date.available2019-08-12T11:53:53Z-
dc.date.issued2016-07-02pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AFGLSL-
dc.description.abstractThe aim of this study was to develop and organize a job offer from it theme generator with students from the 7th grade of elementary school in a public school in the city of Bom Despacho/MG. Considering the importance of Picão River to the community build a research methodology for teaching science. Paulo Freire emphasizes theimportance of base the educational process with critical aspects leading the student to be the author of your own story. Our question was: what has caused the decrease of water volume of the Picão River? The method used in the study consisted of a questionnaire to diagnose students' prior knowledge, develop a dialogic work with a member of the community resident and a representative of the military police inaddition to the application of a second questionnaire to verify the knowledge built over the debate. The survey results show that there were significant additions to the previous knowledge of students who understood that the main causes for the reduced amount of water Picão River involve dredging of the water and the removal of riparian forests. It can also be seen from the second questionnaire analysis that studentsunderstand the role that the community has in preserving the Picão River. The study demonstrates the importance of an investigative teaching through generator theme plays in the formation of critical and capable citizens to act in their community to the resolution of problems that interfere with quality of lifpt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi desenvolver e organizar uma proposta de trabalho a partir do tema gerador com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Bom Despacho/MG. Considerando-se a importância do Rio Picão para a comunidade construímos uma metodologia investigativa para o ensinode Ciências. Paulo Freire ressalta a relevância de embasar o processo pedagógico com aspectos críticos levando o aluno a ser autor de sua própria história. Nosso questionamento era: o que tem causado a diminuição do volume de água do Rio Picão? O método utilizado na pesquisa consistiu na aplicação de questionário a fim de diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos, desenvolvimento de um trabalhodialógico com morador integrante da comunidade e um representante da polícia militar além da aplicação de um segundo questionário para verificar os conhecimentos construídos ao longo do debate. Os resultados da pesquisa demonstram que houve acréscimos significativos aos conhecimentos prévios dos alunos que compreenderam que as principais causas para a diminuição da quantidade de água do Rio Picão envolvem a dragagem de suas águas e a retirada das matas ciliares. Também podese perceber da análise do segundo questionário que os alunos compreenderam o papel que a comunidade possui na preservação do Rio Picão. O estudo demonstra aimportância que um ensino investigativo por meio de tema gerador desempenha na formação de cidadãos críticos e capazes de agir na sua comunidade em prol da resolução de problemas que interferem na qualidade de vidapt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectpedagogia libertadorapt_BR
dc.subjectensino por investigaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjecttema geradorpt_BR
dc.subject.otherÁgua Poluiçãopt_BR
dc.subject.otherAbastecimento de águapt_BR
dc.subject.otherSecaspt_BR
dc.subject.otherÁgua Consumopt_BR
dc.subject.otherAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherProfessores de ciências Formaçãopt_BR
dc.titlePor que o rio picão está secando?: uma abordagem investigativa a partir de um temageradorpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
f_bio_domingos_da_silva.pdf511.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.