Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AMMLXC
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Ensino de Termoquímica numa abordagem investigativa e CTS envolvendo os conceitos de calor, temperatura, energia cinética e energia potencial
Autor(es): Daniel Moreira de Faria
primer Tutor: Nilma Soares da Silva
Resumen: O presente trabalho consiste num relato de uma sequência didática elaborada, desenvolvida e aplicada para as aulas de Química de uma turma da 2ª série do Ensino Médio de uma escola particular da cidade de Belo Horizonte sobre o tema energia para o ensino da Termoquímica, dando enfoque aos conceitos de calor, temperatura, energia cinética e energia potencial. Priorizamos como referencial para proposição e condução das atividades, além da análise dos resultados a abordagem investigativa e os pressupostos da relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Buscávamos atividades que contemplassem, sempre que possível, o conflito cognitivo nos estudantes as quais produziriam processos de desequilibrações de certos pontos de vista sobre situações-problema relacionados ao tema. Além disso, pretendíamos oportunizar aos estudantes o convívio com outros recursos existentes nas redes sociais (em especial, no Facebook) que pudessem descortinar possibilidades de melhorar o processo de ensino-aprendizagem e desenvolvê-lo não só durante o tempo da sala de aula. A sequência de ensino foi pensada para ocorrer em 5 aulas, mas foi estendida para 6 aulas tendo em vista que as discussões que ocorreram em determinada parte dos trabalhos demandaram o aumento do tempo dedicado às atividades. As propostas variavam entre atividades experimentais, leitura de textos, divulgação dos resultados com auxílio do Facebook, produção de textos para responder questões de concursos vestibulares, apresentação oral com auxílio de programa de apresentação de slides, produção de gráficos e a proposição de um debate sobre fontes renováveis e não-renováveis de energia. O trabalho foi um sucesso entre os estudantes que se mostraram muito motivados para cada uma das atividades propostas. As situações se mostraram, na maioria das vezes, investigativas pois apresentavam marcas típicas dessa abordagem. Em algumas situações eram nítidas as características da relação existente entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Notei tanto pela fala quanto pelos textos que algumas atividades conseguiram levar os estudantes ao conflito cognitivo, os quais realmente conduziram a desequilibrações de crenças e concepções prévias. O uso do Facebook que, até certo ponto, parecia ser óbvio para os adolescentes, foi uma surpresa já que a maioria absoluta dos estudantes não sabia usar certas ferramentas disponibilizadas na página da rede social. Concluímos que o trabalho atingiu os seus objetivos com sucesso e abre novas possibilidades de pesquisas futuras sobre o tema
Asunto: Termoquímica 
Tecnologia educacional
Didática
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AMMLXC
Fecha del documento: 2-jul-2016
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
daniel_moreira_de_faria_tcc_completo_ap_s_corre__o___enviado_02_02_2017____15h_01min.pdf642.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.