Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AMMLXC
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Nilma Soares da Silvapt_BR
dc.creatorDaniel Moreira de Fariapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T20:18:19Z-
dc.date.available2019-08-14T20:18:19Z-
dc.date.issued2016-07-02pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AMMLXC-
dc.description.resumoO presente trabalho consiste num relato de uma sequência didática elaborada, desenvolvida e aplicada para as aulas de Química de uma turma da 2ª série do Ensino Médio de uma escola particular da cidade de Belo Horizonte sobre o tema energia para o ensino da Termoquímica, dando enfoque aos conceitos de calor, temperatura, energia cinética e energia potencial. Priorizamos como referencial para proposição e condução das atividades, além da análise dos resultados a abordagem investigativa e os pressupostos da relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Buscávamos atividades que contemplassem, sempre que possível, o conflito cognitivo nos estudantes as quais produziriam processos de desequilibrações de certos pontos de vista sobre situações-problema relacionados ao tema. Além disso, pretendíamos oportunizar aos estudantes o convívio com outros recursos existentes nas redes sociais (em especial, no Facebook) que pudessem descortinar possibilidades de melhorar o processo de ensino-aprendizagem e desenvolvê-lo não só durante o tempo da sala de aula. A sequência de ensino foi pensada para ocorrer em 5 aulas, mas foi estendida para 6 aulas tendo em vista que as discussões que ocorreram em determinada parte dos trabalhos demandaram o aumento do tempo dedicado às atividades. As propostas variavam entre atividades experimentais, leitura de textos, divulgação dos resultados com auxílio do Facebook, produção de textos para responder questões de concursos vestibulares, apresentação oral com auxílio de programa de apresentação de slides, produção de gráficos e a proposição de um debate sobre fontes renováveis e não-renováveis de energia. O trabalho foi um sucesso entre os estudantes que se mostraram muito motivados para cada uma das atividades propostas. As situações se mostraram, na maioria das vezes, investigativas pois apresentavam marcas típicas dessa abordagem. Em algumas situações eram nítidas as características da relação existente entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Notei tanto pela fala quanto pelos textos que algumas atividades conseguiram levar os estudantes ao conflito cognitivo, os quais realmente conduziram a desequilibrações de crenças e concepções prévias. O uso do Facebook que, até certo ponto, parecia ser óbvio para os adolescentes, foi uma surpresa já que a maioria absoluta dos estudantes não sabia usar certas ferramentas disponibilizadas na página da rede social. Concluímos que o trabalho atingiu os seus objetivos com sucesso e abre novas possibilidades de pesquisas futuras sobre o temapt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAbordagem investigativapt_BR
dc.subjectabordagem CTSpt_BR
dc.subjecttecnologias de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectconflito cognitivopt_BR
dc.subject.otherTermoquímica pt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherDidáticapt_BR
dc.titleEnsino de Termoquímica numa abordagem investigativa e CTS envolvendo os conceitos de calor, temperatura, energia cinética e energia potencialpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
daniel_moreira_de_faria_tcc_completo_ap_s_corre__o___enviado_02_02_2017____15h_01min.pdf642.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.