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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AMMMN3
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Nilma Soares da Silva | pt_BR |
dc.creator | Patricia de Almeida Rocha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T10:44:38Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T10:44:38Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-06 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AMMMN3 | - |
dc.description.resumo | O ensino de ciências, de um modo geral, tem se estabelecido na mera transmissão de conteúdos oferecidos como prontos, não apresentando qualquer relação com a vivência dos estudantes. No entanto, de acordo com Driver et all (1999), é papel do professor de ciências atuar como mediador entre o conhecimento científico e os aprendizes, auxiliando-os a conferir sentido pessoal ao modo como as asserções do conhecimento são geradas e validadas. Assim, é desejável que o professor de ciências trabalhe temas que explorem o cotidiano dos estudantes, contribuindo com o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para o exercício pleno da cidadania. Neste caso, o ensino baseado nos pressupostos CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e a abordagem investigativa, constituem-se importantes ferramentas disponíveis ao professor no processo da aprendizagem, pois contribuem para o desenvolvimento de competências e habilidades e de conceitos científicos atrelados ao contexto social do estudante. Diante disso, este trabalho consiste no relato e na análise da elaboração e aplicação de uma sequência de atividades para estudantes do 2º ano do ensino médio durante as aulas de química, priorizando a abordagem investigativa e os pressupostos CTSA, ao verificar a qualidade da água de uma lagoa localizada nos fundos da escola, onde constantemente percebem-se a presença de pessoas praticando atividades de nado e pesca. Para isso, foi aplicado um Pré-Teste para a sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a temática água e para definição da condução da sequência de atividades. Em seguida, realizaram-se atividades experimentais para investigação da qualidade da água através dos parâmetros físico-químicos: Oxigênio Dissolvido, pH, Temperatura, Turbidez e Condutividade Elétrica. E então, realizou-se a aplicação do Pós-Teste para verificação da aprendizagem sobre a temática trabalhada. Obteve-se um resultado satisfatório no desenvolvimento da proposta, já que os estudantes se sentiram motivados ao vivenciar um problema real nas aulas de química e a experimentarem uma atividade de investigação científica em todas as suas etapas | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Especialista em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem experimental | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Química Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ciências Formação | pt_BR |
dc.title | O ensino de química na perspectiva CTSA: analisando a qualidade da água de uma lagoa próxima da escola | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
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