Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AN2N85
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Educação inclusiva e o fazer artístico da criança surda no contexto escolar
Autor(es): Maria Lourdes dos Santos
Primeiro Orientador: Letícia Weiduschadt
Primeiro membro da banca : Amir Brito Cadôr
Resumo: É muito importante que criança com deficiência auditiva esteja inserida dentro de um contexto de inclusão educacional, e que ela seja capaz de realizar práticas artísticas, expressar, criar e desenvolver o conhecimento em artes. A proposta dessa pesquisa apresenta a seguinte questão: Educação inclusiva e o fazer artístico da criança surda no contexto escolar. Este trabalho se justifica a partir da concepção de que Educação Inclusiva é uma forma de todos aprenderem e participarem juntos. O estudo tem o objetivo de estudar, compreender sobre a inclusão e a arte no contexto educacional. Através da prática docente, foi realizado um estudo de caso. Assim, a partir da contextualização da biografia de Cândido Portinari e de obras de arte que o artista retratou a sua infância, foram realizadas práticas artísticas em que as crianças vivenciaram experiências na área de artes visuais de maneira lúdica. Toda a realização do trabalho se deu pela mediação de uma intérprete de LIBRAS.
Assunto: Artes
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AN2N85
Data do documento: 9-Abr-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_p_s_defesa.pdf1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.