Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AN2N85
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Educação inclusiva e o fazer artístico da criança surda no contexto escolar |
Autor(es): | Maria Lourdes dos Santos |
Primeiro Orientador: | Letícia Weiduschadt |
Primeiro membro da banca : | Amir Brito Cadôr |
Resumo: | É muito importante que criança com deficiência auditiva esteja inserida dentro de um contexto de inclusão educacional, e que ela seja capaz de realizar práticas artísticas, expressar, criar e desenvolver o conhecimento em artes. A proposta dessa pesquisa apresenta a seguinte questão: Educação inclusiva e o fazer artístico da criança surda no contexto escolar. Este trabalho se justifica a partir da concepção de que Educação Inclusiva é uma forma de todos aprenderem e participarem juntos. O estudo tem o objetivo de estudar, compreender sobre a inclusão e a arte no contexto educacional. Através da prática docente, foi realizado um estudo de caso. Assim, a partir da contextualização da biografia de Cândido Portinari e de obras de arte que o artista retratou a sua infância, foram realizadas práticas artísticas em que as crianças vivenciaram experiências na área de artes visuais de maneira lúdica. Toda a realização do trabalho se deu pela mediação de uma intérprete de LIBRAS. |
Assunto: | Artes |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AN2N85 |
Data do documento: | 9-Abr-2016 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografia_p_s_defesa.pdf | 1.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.