Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AP2N2S
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Melhora da estatura final de pacientes com Diabetes Mellitus tipo 1 após implementação da insulinoterapia intensiva
Autor(es): Greiciene Lima Malheiros
Primeiro Orientador: Ivani Novato Silva
Primeiro membro da banca : Maria de Fatima Sabino Viana
Resumo: Objetivo: comparar o crescimento de indivíduos com Diabetes Mellitus tipo 1(DM1) antes e após instituição de insulinoterapia intensiva e os fatores relacionados. Métodos: foram avaliados 50 pacientes com diagnóstico de DM1 (56% do sexo feminino), acompanhados no serviço de endocrinologia pediátrica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, desde 2000, em tratamento com insulinoterapia intensiva. Os dados foram recuperados dos prontuários médicos dos pacientes que cresceram menos de 1 cm noúltimo ano e com puberdade completa. O controle glicêmico foi avaliado pela média da HbA1c (VR<7,5%) durante todo o acompanhamento. Resultados: A idade média no momento do estudo foi 18,5 ± 1,80 anos e a duração média da doença 12,4 ± 4,64 anos. O escore z da estatura final para idade foi -0,44 ± 0,45. A estatura final média foi 159,87± 5,62 cm (-0,51 ± 0,87 DP) nas meninas e 173,85± 7,70 cm (-0,35 ± 1,05 DP) nos meninos. Na comparação pela curva de referência NCHS para idade de 18 anos com dados do mesmo serviço antes da insulinoterapia intensiva (n=72 altura/idade =-1,5 DP) houve ganho de 1 DP na estatura final. A HbA1c foi 9,9 ± 1,8% nas meninas e 9,8 ± 1,7% nos meninos. No modelo de regressão múltipla observou-se associações significativas entre a estatura alvo e estatura final (p=<0,001). Não se observou associação com duração da doença, controle glicêmico e sexo.Conclusão:os pacientes apresentaram estatura final dentro dos limites da normalidade. Houve melhora da estatura final após instituição da insulinoterapia intensiva, sugerindo que a manutenção de um regime de tratamento mais próximo ao fisiológico possa contribuir para esse achado, mesmo sem obtenção do controle ideal.
Assunto: Sistema endócrino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AP2N2S
Data do documento: 7-Fev-2017
Aparece nas coleções:Especialização em Endocrinologia Pediátrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monogragia_de_especializa__o_greiciene_lima_malheiros.pdf221.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.