Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APDMGA
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Lugar Possível: 1985/1995: as artes plásticas em Belo Horizonte |
Autor(es): | Andrea Maria da Costa Lanna |
primer Tutor: | Maria Angelica Melendi de Biasizzo |
primer miembro del tribunal : | Marcos Cesar de Senna Hill |
Segundo miembro del tribunal: | Sebastiao Brandao Miguel |
Tercer miembro del tribunal: | Sergio Mauro Romagnolo |
Resumen: | Apresentam-se, em linhas gerais, a organização e os pontos relevantes de toda a pesquisa que gerou a presente tese de doutorado. Os resultados do trabalho são apresentados em etapas: a introdução aborda o objeto de pesquisa. A primeira parte apresenta as principais referências e as imagens que delinearam o contexto do meu percurso a partir da década de 80, em Belo Horizonte. Na segunda, apresentamseos depoimentos dos convidados a respeito do tema, registrados em vídeo. A terceira parte contém uma abordagem sobre o panorama da cidade de Belo Horizonte naqueles anos, contendo também um conjunto de imagens dos artistas mais envolvidos com a pintura e o desenho. A quarta parte apresenta um panorama sobre o clima dos anos 80 em São Paulo e Rio de Janeiro, com imagens, situações e comentários sobre as obras dos artistas desses anos. E, na quinta e última parte, segue-se um panorama internacional, com comentários sobre movimentos e obras de alguns artistas mais influentes, naquele momento. As entrevistas gravadas dão relevo ao cultivo de um vocabulário próprio, muitas vezes coloquial, traduzindo, em uma coreografia do múltiplo, as marcas de um período e de um grupo de artistas cuja ação prática era a condição fundamental para a aquisição de conhecimento. |
Abstract: | What follows is a structural overview and the relevant points of all the work that generated this PhD thesis. The results are ordered in four stages: the introduction discusses the research object. The first chapter presents the main historical references that outlined the visual arts context during the 80s, in Belo Horizonte. In the second , the guest artist's testimonies about the 80's in Belo Horizonte, that were video recorded, are presented. The third section contains an approach on the city's art landscape in those years, as well as an image album showcasing the artist's paintings and drawings. What I have called the fourth section presents an overview of the atmosphere of São Paulo and Rio de Janeiro in the 80's, with images, state of affairs and comments on the artist's work during that time. Finally, an international overview with comments on the movements and work of art of some of the time's most influential artists. The recorded statements give evidence to the cultivation of its own vocabulary, often colloquial, translating, as a choreography of the multiple, the marks of a decade and a group of artists whose practical action was the fundamental condition for the acquisition of knowledge. |
Asunto: | Artes plásticas São Paulo (SP) 1985-1995 Anos 1980 Artes plásticas Rio de Janeiro (RJ) 1985-1995 Artes plásticas Belo Horizonte (MG) 1985-1995 |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APDMGA |
Fecha del documento: | 20-jul-2016 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese_lugar_poss_vel___completa.pdf | 7.7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.