Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APTK2Y
Type: Monografias de Especialização
Title: Solução em química: História em Quadrinhos como recurso pedagógico no Ensino de Soluções
Authors: Lucineia Maxima da Silva
First Advisor: Luiza Gabriela de Oliveira
Abstract: O presente trabalho traz uma investigação que utiliza a linguagem imagética das Histórias em Quadrinhos para o Ensino de Soluções em Química. A Química enquanto Ciência traz desconforto aos alunos quando estes não conseguem associá-la ao seu cotidiano. Nossa hipótese inicial parte do princípio que as Histórias em Quadrinhos, enquanto recurso pedagógico, podem aproximar os saberes científicos dos cotidianos. Assim, pretendemos com este trabalho investigar como a utilização de uma história em quadrinhos, elaborada pela autora, pode contribuir para o ensino de Química. A metodologia constou da elaboração da História em Quadrinhos; aplicação de uma sequência de atividades multidisciplinares (Química, Matemática e Língua Portuguesa), contendo os conceitos físicos e químicos envolvendo o estudo de Soluções, sob um enfoque Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) e utilizando os quadrinhos. Por fim, a análise dos dados coletados durante a aplicação da sequência didática. Os resultados mostram que o recurso pedagógico auxiliou de forma satisfatória no desenvolvimento do tema Soluções em Química, tendo os alunos apresentado uma evolução conceitual o que facilitou o debate a cerca do conteúdo entre os alunos
Subject: Ensino fundamental  
Lixo  
Educação ambiental  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APTK2Y
Issue Date: 27-Aug-2016
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_lucin_ia.pdf2.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.