Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APTK2Y
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Solução em química: História em Quadrinhos como recurso pedagógico no Ensino de Soluções |
Authors: | Lucineia Maxima da Silva |
First Advisor: | Luiza Gabriela de Oliveira |
Abstract: | O presente trabalho traz uma investigação que utiliza a linguagem imagética das Histórias em Quadrinhos para o Ensino de Soluções em Química. A Química enquanto Ciência traz desconforto aos alunos quando estes não conseguem associá-la ao seu cotidiano. Nossa hipótese inicial parte do princípio que as Histórias em Quadrinhos, enquanto recurso pedagógico, podem aproximar os saberes científicos dos cotidianos. Assim, pretendemos com este trabalho investigar como a utilização de uma história em quadrinhos, elaborada pela autora, pode contribuir para o ensino de Química. A metodologia constou da elaboração da História em Quadrinhos; aplicação de uma sequência de atividades multidisciplinares (Química, Matemática e Língua Portuguesa), contendo os conceitos físicos e químicos envolvendo o estudo de Soluções, sob um enfoque Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) e utilizando os quadrinhos. Por fim, a análise dos dados coletados durante a aplicação da sequência didática. Os resultados mostram que o recurso pedagógico auxiliou de forma satisfatória no desenvolvimento do tema Soluções em Química, tendo os alunos apresentado uma evolução conceitual o que facilitou o debate a cerca do conteúdo entre os alunos |
Subject: | Ensino fundamental Lixo Educação ambiental |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APTK2Y |
Issue Date: | 27-Aug-2016 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_lucin_ia.pdf | 2.72 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.