Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APUFSV
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A educação ambiental no Ensino Fundamental: construindo os princípios dos 7Rs no contexto de atividades investigativas junto ao ensino de ciências
Autor(es): Betânia Guedes de Souza
primer Tutor: Iria Luiza de Castro Melgaco Vieira
Resumen: Neste trabalho de monografia, investigamos como a professora pesquisadora, sob orientação da professora de Ciências (professora supervisora) de uma Escola da Rede Estadual, desenvolve e orienta atividades didáticas que envolvem a Educação Ambiental, enfatizando conhecimentos sobre os Princípios Conservacionistas dos 7Rs. A produção de dados seguiu as orientações da pesquisa qualitativa do tipo observação participante. A seleção e desenvolvimento de estratégias e recursos didático-pedagógicos usados pela professora e identificação das interações e apropriações de estudantes, de turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, na reconstrução e ampliação de conhecimentos sobre os Princípios Conservacionistas dos 7Rs foram analisadas por meio de questionários, registros em cadernos de campo e organização e desenvolvimento, nas aulas teórico-práticas, de atividades investigativas voltadas para a conservação do meio ambiente. Por meio de questionário caracterizamos a professora supervisora e identificamos concepções relacionadas ao processo de ensino e de aprendizagem em Ciências Naturais. Apoiamos nossas discussões em estudos sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade, enfatizando os Princípios Conservadores dos 7Rs. Constatamos que a professora pesquisadora, em sua prática pedagógica, desenvolveu ações pedagógicas, voltadas para a Educação Ambiental-Sustentabilidade, como meio para o desenvolvimento de conceitos, atitudes e procedimentos conservacionistas, possibilitando aos estudantes interagirem de maneira responsável com o meio em que vivem
Abstract: In this monograph, we investigate how the teacher researcher, under the guidance of science teacher (teacher supervisor) of a Estadual school, develops and directs educational activities that involve environmental education, emphasizing knowledge about the Conservation Principles of 7Rs. Data production followed the guidelines of the qualitative research of the type participant observation. The selection and development of didactic-pedagogical resources and strategies used by the teacher and identification of interactions and appropriations of students, class sizes of the sixth grade of elementary school, in the reconstruction and expansion of knowledge about the Conservation Principles of 7Rs were analyzed by means of questionnaires, records in field note-books and organization and development, in theoretical and practical lessons, investigative activities aimed at environmental conservation. Through the questionnaire feature the teacher supervisor and identify concepts related to the teaching and learning process in natural sciences. We support our discussions on environmental education and sustainability studies, emphasizing the Conservative Principles of 7Rs. We note that the teacher researcher, in its pedagogical practice, developed pedagogical actions, focused on environmental education, sustainability, as a means for the development of concepts, attitudes and conservation procedures, enabling students to interact responsibly with the environment in which they live
Asunto: Aprendizagem experimental
Educação Ambiental
Professores de ciências Formação 
Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc)
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino 
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APUFSV
Fecha del documento: 2-jul-2016
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
betania_guedes_de_souza_texto_final.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.