Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APUFSV
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Iria Luiza de Castro Melgaco Vieirapt_BR
dc.creatorBetânia Guedes de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T04:47:42Z-
dc.date.available2019-08-11T04:47:42Z-
dc.date.issued2016-07-02pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-APUFSV-
dc.description.abstractIn this monograph, we investigate how the teacher researcher, under the guidance of science teacher (teacher supervisor) of a Estadual school, develops and directs educational activities that involve environmental education, emphasizing knowledge about the Conservation Principles of 7Rs. Data production followed the guidelines of the qualitative research of the type participant observation. The selection and development of didactic-pedagogical resources and strategies used by the teacher and identification of interactions and appropriations of students, class sizes of the sixth grade of elementary school, in the reconstruction and expansion of knowledge about the Conservation Principles of 7Rs were analyzed by means of questionnaires, records in field note-books and organization and development, in theoretical and practical lessons, investigative activities aimed at environmental conservation. Through the questionnaire feature the teacher supervisor and identify concepts related to the teaching and learning process in natural sciences. We support our discussions on environmental education and sustainability studies, emphasizing the Conservative Principles of 7Rs. We note that the teacher researcher, in its pedagogical practice, developed pedagogical actions, focused on environmental education, sustainability, as a means for the development of concepts, attitudes and conservation procedures, enabling students to interact responsibly with the environment in which they livept_BR
dc.description.resumoNeste trabalho de monografia, investigamos como a professora pesquisadora, sob orientação da professora de Ciências (professora supervisora) de uma Escola da Rede Estadual, desenvolve e orienta atividades didáticas que envolvem a Educação Ambiental, enfatizando conhecimentos sobre os Princípios Conservacionistas dos 7Rs. A produção de dados seguiu as orientações da pesquisa qualitativa do tipo observação participante. A seleção e desenvolvimento de estratégias e recursos didático-pedagógicos usados pela professora e identificação das interações e apropriações de estudantes, de turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, na reconstrução e ampliação de conhecimentos sobre os Princípios Conservacionistas dos 7Rs foram analisadas por meio de questionários, registros em cadernos de campo e organização e desenvolvimento, nas aulas teórico-práticas, de atividades investigativas voltadas para a conservação do meio ambiente. Por meio de questionário caracterizamos a professora supervisora e identificamos concepções relacionadas ao processo de ensino e de aprendizagem em Ciências Naturais. Apoiamos nossas discussões em estudos sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade, enfatizando os Princípios Conservadores dos 7Rs. Constatamos que a professora pesquisadora, em sua prática pedagógica, desenvolveu ações pedagógicas, voltadas para a Educação Ambiental-Sustentabilidade, como meio para o desenvolvimento de conceitos, atitudes e procedimentos conservacionistas, possibilitando aos estudantes interagirem de maneira responsável com o meio em que vivempt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em Ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectPrincípios Conservadores dos 7Rspt_BR
dc.subject.otherAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subject.otherEducação Ambientalpt_BR
dc.subject.otherProfessores de ciências Formação pt_BR
dc.subject.otherReaproveitamento (Sobras, refugos, etc)pt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensino pt_BR
dc.titleA educação ambiental no Ensino Fundamental: construindo os princípios dos 7Rs no contexto de atividades investigativas junto ao ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
betania_guedes_de_souza_texto_final.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.