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dc.contributor.advisor1Helton Machado Adversept_BR
dc.contributor.referee1Cesar Candiottopt_BR
dc.creatorHelrison Silva Costapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T06:02:59Z-
dc.date.available2019-08-14T06:02:59Z-
dc.date.issued2017-02-22pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQGFWU-
dc.description.abstractStarting from the micropolitical aspects in the social tangle Foucault attemps his analysis on capillary dimension in wich a multiplicity of power relations and political technologies emerges, whose historical traces can be genealogically pursued. From the course Securité, Territoire, Population gived by Foucault at the Collège de France em 1977-1978 one sees an extension of the objects of study of the philosopher who proceeds to investigate the process of governmentalization of society and the State since the sixteenth century whith the policies of reason of State - anchored in two security technologies: the diplomatic-military device and the police and the liberal governmentality based on a scientific rationality and an economic government that affects the population. These rationalized pratices of government go back to the implementation of the pastoral power developed by the Catholic Church since the third century, responsible for coining the idea of a government over individuals. At the beginnig of modernity, the techniques of government of pastoral power go beyond the religious sphere in wich they were circumscribed by the crisis introduced by the counter-conducts that arise in opposition to the attacks of the pastoal power over the modes of individuals conduct, wich puts in evidence the question about how to govern. Unfold from this, the formulation of the notion of critical atitude understood as the behavior that caracterizes the action of the individuals in front of the investments of power inquiring about the way in wich one is governed and in limiting the avance of the rationalized government practices. From the considerations about the critical attitude Foucault draws the idea of a critical project that claims an affiliation with the Kants thought, but that takes place on the auspices of the genealogical method bequeathed by Nietzsche, wich lends itself to the studies of the pratices of power in its historical dimension. Thus, we shall dwell on the analysis of what Foucault understands by critique in 1978, evidencing the link with genealogy that constitutes genealogical critique, whose the effect is the dismantling of historical ordering schemes that show the conditions of possibility of historical singularities indentified in the arts of government.pt_BR
dc.description.resumoPartindo dos aspectos micropolíticos no emaranhado social, Foucault centra suas análises nas dimensões capilares nas quais desponta uma multiplicidade de relações de poder e de tecnologias políticas, cujos rastros históricos podem ser genealogicamente perseguidos. A partir do curso Sécurité, Territoire, Population ministrado por Foucault no Collège de France em 1977-1978 vê-se uma ampliação dos objetos de estudo do filósofo que passa a investigar o processo de governamentalização da sociedade e do Estado desde o século XVI com o desenvolvimento das políticas da razão de Estado ancoradas em duas tecnologias de segurança: o dispositivo diplomático-militar e a polícia e da governamentalidade liberal pautada sobre uma racionalidade científica e um governo econômico que incide sobre a população. Essas práticas racionalizadas de governo remontam à implementação do poder pastoral desenvolvido pela Igreja Católica desde o século III, responsável por cunhar a ideia de um governo sobre os indivíduos. No início da modernidade, as técnicas de governo do poder pastoral ultrapassam o âmbito religioso em que estavam circunscritas devido à crise introduzida pelas contracondutas que surgem em contestação às investidas do poder pastoral sobre os modos de conduta dos indivíduos, o que coloca em evidência a questão de como governar. Desdobra-se a partir disso a formulação da noção de atitude crítica entendida como o comportamento que caracteriza a ação dos indivíduos nas relações de poder ao inquirir sobre o modo como se é governado e ao limitar o avanço das práticas de governo racionalizadas. Das considerações em torno da atitude crítica Foucault extrai a ideia de um projeto crítico que reivindica uma filiação com o pensamento de Kant, mas que se dá sobre os auspícios do método genealógico legado por Nietzsche, o qual se presta aos estudos das práticas de poder em sua dimensão histórica. Assim, nos deteremos na análise do que Foucault entende por crítica, em 1978, evidenciando a relação com a genealogia que constitui a crítica genealógica, cujo efeito é a desmontagem dos esquemas de ordenamento históricos, que fazem aparecer as condições de possibilidade das singularidades históricas identificadas nas artes de governar.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGovernamentalidadept_BR
dc.subjectContracondutapt_BR
dc.subjectCríticapt_BR
dc.subjectFoucaultpt_BR
dc.subjectGovernopt_BR
dc.subjectEstadopt_BR
dc.subject.otherFilosofiapt_BR
dc.subject.otherFoucault, Michel, 1926-1984pt_BR
dc.subject.otherEstadopt_BR
dc.titleFoucault e a crítica genealógica: uma investigação da governamentalidade políticapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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