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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Fundações empresariais e escola pública: um estudo sobre as implicações de uma formação continuada proposta pela Fundação Vale para o trabalho docente
Authors: Graziele Meire de Almeida
First Advisor: Maria de Fatima Almeida Martins
First Referee: Marisa Ribeiro Teixeira Duarte
Second Referee: Eliano de Souza Martins Freitas
Third Referee: Manoel Martins de Santana Filho
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo compreender as possíveis implicações decorrentes de uma formação continuada proposta pela Fundação Vale (FV), no trabalho dos(as) professores(as) da rede municipal de Barão de Cocais e São Gonçalo do Rio Abaixo (SGRA)/MG. Para a realização desta pesquisa, optamos pela utilização de uma abordagem qualitativa, construída a partir de entrevistas semiestruturada realizadas junto aos docentes que participaram de formações continuadas propostas pela FV entre os anos de 2013 a 2015, sendo quinze professoras que atuam na Educação Infantil no município de Barão de Cocais e três docentes que lecionam em turmas da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em SGRA. A atuação da Fundação Vale (FV) se faz presente no vasto território de ação da mineradora Vale S.A., com os mais diversos programas sociais voltados para a educação pública. A formação continuada de professores tem um papel de destaque para FV por ser considerada uma ação estruturante, uma vez que, os docentes e gestores, ao contrário dos alunos, estabelecem um vínculo de longo prazo com a rede municipal. Acreditamos que a formação continuada tem papel relevante para o pleno exercício de uma atividade tão complexa como a docência. Tais formações, quando vinculam a teoria a prática, reconhecem as singularidades do contexto escolar em que atuam os professores, bem como valorizam o saber docente que pode favorecer o desenvolvimento profissional dos(as) professores/professoras assim como do coletivo escolar. Ao partirmos do pressuposto da importância da formação continuada para o trabalho docente, procuramos desenvolver uma análise sobre as percepções dos professores e professoras sobre o papel das formações continuadas realizadas pela FV no que se refere aos processos de intensificação e reorganização do trabalho docente, uma possível tentativa de homogeneização da prática pedagógica, enfim, refletirmos sobre os limites, as contradições, conflitos e intencionalidades, que se manifestam nestas formações. Por último, a pesquisa também demonstra que, num processo contínuo e silencioso, as fundações empresariais vão assumindo para si o discurso de melhoria da educação pública, sendo que as formações continuadas executadas pela FV são apenas uma face de uma complexa estrutura que se configura no cenário da educação pública nacional, no qual percebemos um esvaziamento do sentido político e democrático da educação.
Abstract: This research had as goal to understand the possible implications resulting from a continuing education proposed by Fundação Vale(FV), in the work of the teachers of the municipal network of Barão de Cocais and São Gonçalo do Rio Abaixo (SGRA)/MG. For the realization of this research, we chose to use a qualitative approach, built from semi-structured interviews performed with the teachers who participated in the continuing education proposed by FV between the years of 2013 to 2015, and fifteen teachers who works in childhood education in the municipality of Barão de Cocais and three teachers who teaches in classes in the modality of Youth and Adult Education in São Gonçalo do Rio Abaixo. The performance of Fundação Vale (FV) is present in the vast territory of action of the mining company Vale S. A., with the most diverse social programs targeted for public education. The teacher continuing education has a major role to VF, because its considered a structuring action, since teachers and managers, unlike the students, establish a long-term relationship with the municipal network. We believe that continuing education has an important role to the full exercise of such a complex activity like teaching. These formations, when linking theory to practice, recognize the uniqueness of the school context in which teachers work and value the teaching knowledge that could support the professional development of the teachers, as well as the school community. When we assume the importance of continuing education for teaching, we seek to develop an analysis about the perceptions of teachers on the role of the continuing education conducted by FV in relation to the intensification processes and reorganization of teaching, a possible effort of homogenization of pedagogical practice, at last, reflect about the limits, contradictions, conflicts and intentions, that are manifested in these formations. Finally, the survey also shows that, in a continuous and silent process, corporate foundations will assume for themselves the speech of improving the public education, and the continuing education implemented by FV are only one side of a complex structure that is configured in scenario of the national public education, in which we realize a empties of the political and democratic sense of education.
Subject: Comunidade e escola
Educação
Professores Formação
Prática de ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQNQ4W
Issue Date: 21-Jul-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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