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Type: Dissertação de Mestrado
Title: A política ambiental da indústria mineral: análise dos programas educacionais construídos para os trabalhadores da Vale na mina Brucutu
Authors: Fernanda Marcia Carlos de Oliveira
First Advisor: Hormindo Pereira de Souza Junior
First Referee: Daisy Moreira Cunha
Second Referee: Valério Arcary
Abstract: Em Minas Gerais, o governo do estado deliberou um termo de referência que orienta as empresas, com alto potencial poluidor, na elaboração e implantação de programas educacionais direcionados para trabalhadores e comunidades impactadas pelos empreendimentos. Considerando que a educação ambiental pretende colaborar com a construção de um pensamento crítico sobre a realidade, a presente pesquisa analisa o atual programa de educação ambiental desenvolvido pela empresa Vale na mina Brucutu, identificando como os trabalhadores compreendem e avaliam as atividades educacionais desenvolvidas pela mineradora. A partir de uma (re)leitura das categorias trabalho e educação ambiental, a pesquisa analisa como os programas educacionais são construídos e compreendidos pelos trabalhadores da mina de ferro. Partindo do pressuposto que não há neutralidade no processo educativo, a educação ambiental também representa a concepção ideológica de quem educa. Sendo assim, busca-se identificar a localização da educação ambiental no contexto das atuais transformações ocorridas no mundo trabalho. Para a realização desta investigação, as estratégias metodológicas estarão configuradas nas etapas: 1) levantamento de dados, análise e diagnóstico dos elementos que compõe os aspectos sociais, econômicos e ambientais da mineração, em especial da mina Brucutu; 2) Trabalho de campo estruturado nas técnicas de observação e entrevistas semiestruturadas. Por fim, ressalta-se que a pesquisa objetiva apresentar novos elementos para a análise dos programas de educação ambiental construídos para o mundo do trabalho.
Abstract: In Minas Gerais, the state government decided a reference term that guides companies with high pollution potential in the development and implementation of educational programs directed to workers and communities affected by the projects. Whereas environmental education intends to collaborate with the construction of critical thinking about reality, this research analyzes the current environmental education program developed by the company Vale in Brucutu mine, identifying how the workers understand and evaluate the educational activities developed by the mining company. From a (re) reading of the categories work and environmental education, the research analyzes how educational programs are constructed and understood by workers in the iron mine. Assuming that there is no neutrality in the educational process, environmental education also represents the ideological conception of who educates. Therefore, we seek to identify the location of environmental education in the context of current transformations in the world of work. To carry out this research, the methodological strategies was set in steps: 1) data collection, analysis and diagnosis of the elements that make up the social, economic and environmental aspects of mining, especially of Brucutu mine; 2) Field work in structured observation techniques and semi-structured interviews. Finally, it is noteworthy that the research aims to introduce new elements to the analysis of environmental education programs built for the world of work.
Subject: Trabalho
Educação ambiental
Mineração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQNR8M
Issue Date: 20-Aug-2015
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