Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQPNHE
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Reprovação: efeitos do contexto escolar na trajetória dos alunos do ensino fundamental
Authors: Andre Augusto dos Anjos Couto
First Advisor: Jose Francisco Soares
First Co-advisor: Maria Teresa Gonzaga Alves
First Referee: Flavia Pereira Xavier
Second Referee: Daniel Abud Seabra Matos
Abstract: A trajetória dos alunos na educação básica compreende, em conjunto com a aprendizagem e as condições da escola, uma das dimensões do direito a educação. Para que esse direito seja atendido, a escola deverá oferecer condições adequadas para que o aluno aprenda o que é esperado em cada etapa escolar e, assim, não seja reprovado e não abandone a escola antes de concluir a educação básica. A escola compreende um ambiente complexo que sofre a influência de diversos fatores intra e extraescolares, que podem influenciar o desempenho e a trajetória dos alunos. Sendo assim, é relevante que esses fatores sejam monitorados de modo a verificar se o direito a educação está sendo atendido. Este trabalho está concentrado nas discussões sobre a trajetória dos alunos e mais especificamente na reprovação escolar. O objetivo principal é investigar quais fatores escolares e características dos alunos estão relacionados à reprovação no Ensino Fundamental. O estudo se concentrou na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. A pesquisa se dividiu em duas etapas complementares. A primeira etapa quantitativa, buscou investigar por meio de técnicas estatísticas, quais características dos alunos e fatores escolares estão associados à reprovação. Para isso foram utilizados dados provenientes dos questionários contextuais da Prova Brasil de 2013 e dos indicadores escolares desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A Prova Brasil produziu dados de 183.354 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Minas Gerais e de 2.787 escolas que atendem aos anos finais da mesma rede de ensino. A segunda etapa, qualitativa, compreendeu a realização de três grupos focais, dos quais participaram 30 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e uma entrevista com um professor de Matemática da Rede Estadual de Minas Gerais que leciona no 9º ano. Os resultados demonstraram que características dos alunos tais como menor nível socioeconômico, sexo masculino, pertencer à raça negra, trabalhar e possuir baixo acompanhamento familiar predispõe o aluno a ser reprovado. Demonstraram também que escolas maiores e mais complexas, com quadro de professores mais rotativo favorecem a reprovação dos alunos que lá estudam. Os resultados apontaram também diferenças entre a relação da reprovação com o NSE dos alunos e das escolas, o que sugere existência de segregação intra-escolar. Processo de ensino aprendizagem ineficiente, mudança de escola, absenteísmo dos alunos e indisciplina também contribuem para a reprovação escolar entre os alunos do Ensino Fundamental.
Abstract: The academic trajectory of students at Fundamental Education constitutes, together with learning and school conditions, one of the dimensions of the right to Education. In order that this right is granted, the school must offer proper conditions that allow the student learning what is expected from her in each school stage and, thus, not being reproved and do not abandon the school before concluding Fundamental Education. The school constitutes a complex environment that suffers the influence of several intra and interschool factors, which can impact the performance and trajectory of the students. Therefore, it is significant that these factors be monitored in order to make sure that the right to education be attended. The present work is concentrated on the discussions on students trajectories an more specifically on grade repetition. The main objective is to investigate which school factors and students characteristics are related to grade repetition in Fundamental Education. The study concentrated on the Public State Education System of Minas Gerais, Brazil. The research was carried out in two complimentary stages: the first, of a quantitative nature, aimed at investigating by means of statistical techniques, which characteristics of the students and school factors are related to grade repetition. For this, were used data from contextual questionnaires from Prova Brasil [Brazil Exam] of 2013, and from the school indicators designed by Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educationais Anísio Teixeira (INEP) [Anísio Texeira National Institute of Educational Studies and Researches]. Prova Brasil produced data from 183.354 students from the 9th Year of Fundamental Education of Public State Education System of Minas Gerais, and from 2,787 schools that offer the final years of the same Education System. The second stage, of a qualitative nature, consisted of the conduction of three focal groups, in which participated 30 students from the 9th Year of Fundamental Education, and an interview with a mathematics teacher that works at the same Education System and teaches for the 9th year students. The results evinced that the students characteristics such as lower socioeconomic level, gender (male), ethnical origin (black race), be worker and be provided with low family accompaniment predisposes the students to be reproved at school. The results also evinced that bigger and more complex schools, with a more rotary teacher staff favor the reprobation of the alumnus that study there. The results also pointed out differences between the relation of the grade repetition to the NSE of the students and the schools, which suggests the existence of intraschool segregation. Inefficient teaching-learning process, change of school, student absenteeism and indiscipline also contribute to grade repetition among the students of Fundamental Education.
Subject: Direito a educação
Educação
Repetencia Ensino fundamental
Baixo rendimento escolar
Ambiente escolar
Estudantes Aspectos sociais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQPNHE
Issue Date: 24-Mar-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_andr__couto_faeufmg.pdf1.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.