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metadata.dc.type: Dissertação de Mestrado
Title: Isso dá pra aprender!: a dança na Educação Integral
metadata.dc.creator: Juliana Araujo de Paula
metadata.dc.contributor.advisor1: Lucia Helena Alvarez Leite
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Rogerio Correia da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Rogerio Correia da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Renata Silva Bergo
metadata.dc.contributor.referee3: Geraldo Magela Pereira Leao
metadata.dc.contributor.referee4: Eliene Lopes Faria
metadata.dc.description.resumo: Compreender os processos de aprendizagem da dança no contexto do Programa Escola Integrada (PEI) da Rede Municipal de Belo Horizonte é o objetivo deste trabalho. Para descrever/analisar a aprendizagem da dança foram utilizadas a abordagem da aprendizagem situada em comunidades de prática (LAVE e WENGER, 1991) e a perspectiva da educação da atenção (INGOLD, 2010). O estudo aborda a aprendizagem como um aspecto inerente a toda prática social (LAVE e WENGER, 1991). A partir de uma incursão etnográfica no universo das práticas cotidianas de danças urbanas no contexto do PEI, esse trabalho buscou desvelar como os processos de aprendizagem acontecem. Além disso, foram realizadas entrevistas com as crianças que integravam o grupo pesquisado e com o professor de dança. A coletividade apresentou-se como fundamental nesse processo que envolvia, para além da escola, outros tempo e espaços, como as vivências na rua, com grupos e em casa. A habilidade da dança era constituída a partir da imersão na prática e, principalmente, da repetição e imitação. A constituição do (a) dançarino(a) se dava continuamente nesse processo em que a dança (e sua aprendizagem) emergia. Tratava-se, portanto, da construção de identidades que nesse caso específico era a identidade negra.
Abstract: Understanding the learning processes of dance in the context of the Integrated School Program (PEI) of the Municipal Network of Belo Horizonte is the objective of this paper. In order to describe and analyze the learning of dance, this paper counted on the focus of situated learning in practice communities (LAVE and WENGER, 1991) and the perspective of the education of attention (INGOLD, 2010). The study addresses learning as an inherent aspect of all social practice (LAVE and WENGER, 1991). From an ethnographic incursion into the universe of everyday urban dances practices in the context of PEI, this paper sought to reveal how the learning processes take place. In addition, interviews were conducted with the children who were part of the research group and with the Dance Teacher. The collectivity was fundamental in this process that involved, besides the school, other time and spaces, such as the experiences on the street, with groups and at home. The skill of the dance was constituted from the immersion in practice and, mainly, of the repetition and imitation. The dancer's constitution was continually given in that process in which dance (and its learning) emerged. It was, therefore, the construction of identities that in this specific case was the black identity.
metadata.dc.subject.other: Educação
Professores de dança Ensino profissional
Educação integral Belo Horizonte (MG)
Dança na educação
Professores de dança Formação
Dança Estudo e ensino
metadata.dc.language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
metadata.dc.publisher.initials: UFMG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQPPRF
Issue Date: 17-Mar-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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