Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQRQED
Type: Tese de Doutorado
Title: Inclusão na impossibilidade da educação: uma proposta de intervenção psicanalítica
Authors: Raquel Cabral de Mesquita
First Advisor: Ana Lydia Bezerra Santiago
First Referee: Monica Maria Farid Rahme
Second Referee: Raquel Martins de Assis
Third Referee: Maria José Gontijo Salum
metadata.dc.contributor.referee4: Claúdia Aparecida de Oliveira Leite
Abstract: A Inclusão Educacional é tema enfatizado nas discussões sobre a educação atual, mesmo sendo há muito tempo idealizada na perspectiva da Educação para todos. Entretanto, percebe-se que, tanto na atualidade como em outros tempos, os propósitos e métodos que visavam a inclusão reverteram em processos excludentes e segregativos. As experiências escolares revelam que há sempre uma diferença a ser excluída; alguns alunos ficam à margem dos processos de aprendizagem e/ou convivência e não são incluídos na educação. Ao realizarmos uma leitura desta situação educacional, subsidiados pela Psicanálise, percebemos que a Inclusão Educacional carrega a marca do impossível da educação, descrita por Freud (1976[1925]) e por vários psicanalistas, como a insistência de resultados que não são plenamente satisfatórios que evidenciam que algo do propósito civilizatório falha, gerando mal-estar e demandando novas propostas. Essa tendência à exclusão, que não cessa de reaparecer na proposta de inclusão, pode ser considerada um dos nomes do impossível da educação na atualidade. É num momento em que a segregação não mais acontece em espaços físicos, mas se apresenta na própria diversidade escolar, que o impossível nela passa a se localizar e evidenciar manifestações sintomáticas. O princípio da diversidade fundamenta a proposta de inclusão, exigindo nova resposta da escola diante da diferença. A pesquisa parte de questionamentos sobre a possibilidade de uma escola sem exclusão e sobre qual diferença carregaria a marca da impossível da convivência com a diversidade, pois se observa que algumas diferenças apresentadas pelos alunos são aceitáveis, servindo como um laço entre a singularidade do aluno e o social da escola; e outras carregam essa marca, tornando-se um problema na escola. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a singularidade do sujeito como possibilidade ou impasse à inclusão, o que nos remeteu à concepção psicanalítica de sintoma. A investigação/intervenção recorreu à Psicanálise Aplicada através de três dispositivos metodológicos que visaram tratar o sintoma: Entrevista Clínica, Diagnóstico Clínico Pedagógico e Conversação. Nos resultados da pesquisa, observou-se, em Conversações com professores, que é na impossibilidade que se faz inclusão, de forma a se despojar de ideais e interrogar o funcionamento do que não vai bem, restituindo o lugar do impossível nas práticas educativas e a possibilidade de inventar propostas para lidar com esse impossível que sempre ressurge. Observou-se, nos estudos de caso, que as diferenças, marcadas pelo impossível da convivência, são as que se constituem como sintoma, na sua dimensão de desinserção social, sendo que a escola somente pode conceder um espaço para a diferença se ela não rechaçar o que é da ordem do sintoma, permitindo a construção do sintoma de inserção em que o laço social se efetiva quando se deposita nele algo do mais singular do sujeito. A conclusão propõe que a possível supressão da desinserção possa acontecer quando se oferecem meios de intervir sobre o sintoma do sujeito e o sintoma da escola. Tal intervenção pode extrapolar o efeito da clínica do caso a caso e repercutir sobre as instituições e suas políticas, o que se mostra uma proposta efetiva de intervenção no processo de Inclusão Educacional.
Abstract: Educational Inclusion is a theme emphasized in the discussions about current education, even though it has long been idealized in the perspective of "Education for all". However, it can be seen that, both now and in the past, the purposes and methods aimed at inclusion have reverted to exclusionary and segregative processes. School experiences reveal that there is always a difference to be excluded; some students are left out of the learning and / or coexistence processes and are not included in education. When we make a reading of this educational situation, subsidized by Psychoanalysis, we realize that Educational Inclusion carries the mark of the impossible of education, described by Freud (1976 [1925]) and by several psychoanalysts, such as insistence on results that are not fully satisfactory, evidence that something of the civilizing purpose fails, generating discomfort and demanding new proposals. This tendency towards exclusion, which does not cease to reappear in the proposal of inclusion, can be considered one of the names of the impossibility of education today. It is at a time when segregation no longer happens in physical spaces, but it presents itself in the school diversity, that the impossible in it starts to locate and show symptomatic manifestations. The principle of diversity underlies the proposal of inclusion, requiring a new response from the school in the face of difference. The research starts from questions about the possibility of a school without exclusion and on what difference would carry the mark of the impossibility of coexistence with diversity, since it is observed that some differences presented by the students are acceptable, serving as a bond between the singularity of the student and the social of the school; and others carry that mark, making it a problem at school. This research aimed to investigate the singularity of the subject as a possibility or impasse to inclusion, which referred us to the psychoanalytic conception of symptom. The investigation / intervention resorted to Applied Psychoanalysis through three methodological devices that aimed to treat the symptom: Clinical Interview, Clinical Pedagogical Diagnosis and Conversation. In the results of the research, it was observed in Conversations with teachers that it is in the impossibility that it makes inclusion, so as to divest ideals and interrogate the functioning "of what is not well", restoring the place of the impossible in educational practices And the possibility of inventing proposals to deal with this impossible that always resurfaces. It was observed in the case studies that the differences, marked by the impossibility of coexistence, are those that constitute as symptom, in their dimension of social deinsertion, being that the school can only grant a space for difference if it does not reject what is of the order of the symptom, allowing the construction of the symptom of insertion in which the social bond becomes effective when something of the most singular of the subject is deposited in him. The conclusion proposes that the possible suppression of the deinsertion can happen when the means of intervening on the symptom of the subject and the symptom of the school are offered. Such intervention can extrapolate the effect of the case-by-case clinic and have repercussions on the institutions and their policies, which is an effective proposal for intervention in the process of Educational Inclusion.
Subject: Psicanálise
Educação
Deficiências do desenvolvimento
Inclusão em educação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQRQED
Issue Date: 13-Mar-2017
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_raquel___vers_o_final_ap_s_defesa_revisada.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.