Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR5G5S
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Isabel de Oliveira e Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Iza Rodrigues da Luzpt_BR
dc.contributor.referee2Núbia Aparecida Schaper Santospt_BR
dc.creatorFlavia de Oliveira Coelhopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T21:25:52Z-
dc.date.available2019-08-14T21:25:52Z-
dc.date.issued2015-08-31pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR5G5S-
dc.description.abstractThe organization of space and time plays a central role in daily life of early childhood institutions. The objective of this research was to investigate how spaces and times are organized, for babies aged between 1 and 2 years, who were enrolled in full workday at a public nursery in the city of Governador Valadares. The survey sought to identify how babies experience the routines, spaces and times settled for them, and how these elements are part of the pedagogical conduct. In observation of space and time organization, the survey sought to establish how these elements favor the interactions between babies, with adults and the materials that make up Nursery setting. The methodology consisted of a qualitative approach, with an interpretative nature, by conducting a case study, using participant observation and performing interviews with the teachers. The records were made by photos, notes in a diary and video recording. Analyses revealed that the ways of space and time organization regulates the possibilities of action by babies and teachers in nursery setting. Similarly, it can favor the interactions that babies establish among themselves and with adults, as well as exploration of different materials and spaces where they circulate. The research established a dialogue with literature, based on the theoretical framework of Childhood Sociology and historic-cultural approach, especially with those dealing with the presence of babies in nurseries, such as Tristan (2004), Schmitt (2008) and Gobatto (2011). The study showed that it is in the interaction with pairs that babies operate in an active mode,sharing emotions, conflicts, appropriating of the setting rules, as well as enhancing their experiences and cultural practices ensemble. In this sense space organization must be thought in favor of these interactions as it constitutes another education element; on the other side, time organization should be a flexible enough, in order to face babies needs. The pedagogical conduct with babies should consider their needs and, above all, their intentions and multiple forms of communication.pt_BR
dc.description.resumoA organização do espaço e do tempo ocupam lugar central no cotidiano das instituições de educação infantil. O objetivo desta pesquisa foi investigar como estão organizados os espaços e os tempos para bebês, na idade entre 1 e 2 anos, que frequentam uma creche pública do município de Governador Valadares, em jornada diária integral. A pesquisa buscou identificar como os bebês experimentam as rotinas, os espaços e tempos para eles organizados e como esses elementos integram a ação pedagógica. Na observação da organização dos espaços e dos tempos, a pesquisa procurou verificar como esses elementos favorecem as interações dos bebês entre si, com os adultos e com os materiais que compõem o ambiente da creche. A metodologia constituiu-se da abordagem qualitativa, de cunho interpretativo, por meio da realização de um estudo de caso, utilizando-se da observação participante e da realização de entrevistas com as professoras. Os registros foram feitos por meio de fotografias, anotações em caderno de campo e filmagens. As análises revelaram que as formas de organização dos espaços e dos tempos regulam as possibilidades de ação dos bebês e das professoras no ambiente da creche. Da mesma forma, podem favorecer as interações que os bebês estabelecem entre si e com os adultos bem como com os materiais e a exploração dos diferentes espaços em que circulam. A pesquisa estabeleceu uma interlocução com a literatura que se fundamenta nos referenciais teóricos da sociologia da infância e da abordagem histórico-cultural, especialmente com aqueles que tratam da presença dos bebês em creches tais como Tristão (2004), Schmitt (2008) e Gobatto (2011). O estudo evidenciou que é na interação com os pares que os bebês atuam de modo ativo, compartilham emoções, conflitos, apropriam se das regras do ambiente e ampliam suas experiências, assim como o repertório de práticas culturais. Nesse sentido a organização do espaço deve ser pensada de modo a favorecer estas interações já que se constitui em um elemento educador; a organização do tempo, por sua vez, deve assumir um caráter flexível frente às necessidades dos bebês. A ação pedagógica com os bebês deve considerar suas necessidades e, sobretudo, suas intenções e múltiplas formas de comunicação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectInteraçõespt_BR
dc.subjectEspaço-tempopt_BR
dc.subjectBebêspt_BR
dc.subject.otherAnalise de interação em educaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCrechespt_BR
dc.subject.otherCrianças Desenvolvimentopt_BR
dc.subject.otherCreches Planejamentopt_BR
dc.titleEspaços e tempos da educação infantil: investigando a ação pedagógica com os bebêspt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
capitulo_1____revisado_em_18_julho_2016__1___1_.pdf7.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.