Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR5H6B
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A aliança dos contrários: a ginástica protagonizada no circo (Brasil, 1840-1880)
Authors: Pedro Luiz da Costa Cabral
First Advisor: Andrea Moreno
First Referee: Thais Nivia de Lima e Fonseca
Second Referee: Edivaldo Góis Junior
Abstract: Este estudo tem como foco de pesquisa a presença da ginástica nos circos em solo brasileiro durante o século XIX, principalmente com companhias que visitaram a corte do Rio de Janeiro, mas também rastreando trupes em outras localidades. Durante o período pesquisado, foi possível visualizar no circo uma instituição que contribuiu com a divulgação e vulgarização dos conhecimentos referentes à ginástica e à equitação. A presença de artistas e empresários circenses no Brasil contribuiu em certa medida com as discussões referentes às práticas corporais que incidiam na educação, apresentando novos elementos gestuais para a construção de uma raçaforte. Esses mesmos conhecimentos também foram rejeitados nas páginas dos jornais, sendo eles vinculados à desordem e à falta de intencionalidade formadora do circo. Nesse espaço ambíguo habitado por circenses no cotidiano das cidades, outros espaços de formação foram proporcionados dentro dos picadeiros, disponibilizando lições de ginástica e equitação. Os artistas também circularam em outros locais, como clubes, teatros e escolas, onde seus conhecimentos sobre a ginástica foram mobilizados. Para que esta pesquisa se tornasse possível, foi necessária a coleta de fontes em diversos jornais, no período de 1840 a 1880, auxiliada em grande medida pelo acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional (BNRJ), e ampliada com outros acervos online e físicos. Foi necessária também a construção de um banco de dados que possibilitasse rastrear trupes, artistas e principalmente as características que a ginástica apresentada pelo circo representou. Auxiliado por esse banco de dados, diversos elementos foram identificados permitindo, assim, visualizar a circulação da ginástica e sua hibridização com outras práticas corporais tais como a equitação, a acrobacia, os equilíbrios expressando uma ginástica circense. Por fim, este estudo aponta o caminho percorrido pela família circense Casali, e de Vicente Casali, ginasta circense, que deu aulas no colégio Pedro II no ano de 1881, um dos trajetos de trânsito de conhecimento do picadeiro para as salas de aula.
Abstract: This study's research focused on the presence of gymnastics in circuses in Brazilian soil during the nineteenth century, especially with companies that visited the court of Rio de Janeiro, but also tracking troupes elsewhere. During the period surveyed it was possible to see the circus as an institution that has contributed to the dissemination and popularization of knowledge regarding gymnastics and horse riding. The presence of artists and circus business in Brazil contributed to the discussions relating to bodily practices which were devoted to education, introducing new gestual elements for building a strong race. The same knowledge was also rejected in the newspaper pages being linked to disorder and lack of forming intentionality of the circus. In this ambiguous space inhabited by circus in the daily life of the cities, other training spaces have been provided within the riding stables, providing gymnastics and riding lessons. Artists also circulated in other places, such as clubs, theaters and schools, where their knowledge of gymnastics were mobilized. For this research became possible was necessary to collect sources in several newspapers in the 1840 period to 1880, aided largely by Digital Newspaper Library's collection of the National Library (BNRJ), and expanded with other online and physicalcollections. It was also necessary to build a database that would allow tracking troupes, artists and especially the features that the gym presented by the circus represented. Aided by this database several elements were identified allowing visualize the movement of gymnastics and its hybridization with other bodily practices - such as riding, acrobatics, balances - expressing a circus gymnastics. Finally, this study shows the path taken by the circus family Casali, and Vincent Casali, circus gymnast who taught at school Pedro II in the year 1881, one of the ring of knowledge of traffic paths for the classrooms.
Subject: Circo História Séc XIX
Ginástica
Arte e educação
Educação
Educação História Séc XIX
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR5H6B
Issue Date: 26-Jul-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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