Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AREJAB
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto da formação inicial presencial de professores de história |
Autor(es): | Marcia Maria Dias |
Primeiro Orientador: | Eucidio Pimenta Arruda |
Primeiro membro da banca : | Antonio Julio de Menezes Neto |
Segundo membro da banca: | Fernando Selmar Rocha Fidalgo |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar e problematizar a incorporação, ou não, das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na formação inicial do professor de História, nos cursos ofertados pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa documental, fundamentada nas análises dos Projetos Pedagógicos dos cursos, ementários e planos de ensino, haja vista, a importância desses documentos enquanto estruturantes do curso. Portanto, será necessário identificar e compreender como se dão os processos de incorporação de TDIC na formação do professor de História; compreender as relações que se estabelecem entre as TDIC e a licenciatura em História e intenciona-se apontar propostas para a redefinição da incorporação das tecnologias digitais de informação e comunicação na formação presencial do professor de História. Para tanto, parte-se do pressuposto de que a incorporação de tais tecnologias na prática docente deve ser fomentada pela apropriação crítica delas no processo de formação dos professores, levando-se em consideração as influências e marcas que as práticas pedagógicas e didáticas da educação superior imprimem na formação docente inicial, e, consequentemente, nas ações desses futuros professores. Por fim, conclui-se que a formação do professor envolve uma formação crítica e propositiva no que tange as TDIC no intuito de compreender e usufruir de seus recursos em todos os aspectos sociais e não somente emaranhar-se nos encantamentos tecnológicos, imbuídos de diversas intencionalidades políticas. |
Abstract: | This research aims to analyze and discuss the inclusion, or not, of digital information and communication technologies (DICT) in the initial training of History teachers, the courses offered by the Pontifical Catholic University of Minas Gerais and the Federal University of Minas Gerais. This is a documentary research, based on the analysis of the pedagogical projects of the courses, appointment book and teaching plans, given the importance of these documents as structuring the class. Therefore, it will be necessary to identify and understand how to give the DICT incorporation processes in the formation of a history teacher; understand the relationships established between DICT and a degree in History and intends to point out proposals for redefining the incorporation of digital technologies of information and communication in classroom training of History teacher. To this end, we start from the assumption that the incorporation of such technologies in teaching practice should be encouraged by the critical appropriation of them in the process of teacher training, taking into account the influences and marks the pedagogical and didactic practices of higher education print on initial teacher education, and, consequently, the actions of these future teachers. Finally, it is concluded that teacher training involves a critical and purposeful formation regarding the DICT in order to understand and make use of its resources in all social aspects and not only become entangled in technological enchantments, imbued with different intentions policies. |
Assunto: | Historia Estudo e ensino Educação História Métodos de ensino Tecnologia educacional Professores de história Formação |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AREJAB |
Data do documento: | 28-Fev-2017 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
disserta__o___2017_____.pdf | 519 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.