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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AREJJ4
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Educação a distância para sistemas prisionais: um estudo sobre viabilidades técnicas de infraestrutura necessária para implementação da educação em rede nas escolas do sistema prisional |
Autor(es): | Marcelo de Mesquita Ferreira |
Primeiro Orientador: | Analise de Jesus da Silva |
Primeiro membro da banca : | Suzana dos Santos Gomes |
Segundo membro da banca: | Fernando Selmar Rocha Fidalgo |
Terceiro membro da banca: | Elionaldo Fernandes Julião |
Resumo: | Esta pesquisa teve como proposta para seu desenvolvimento a problematização da infraestrutura das escolas prisionais para a implementação da modalidade de ensino da Educação a Distância EaD, em seus espaços e, como produto desse estudo, apresentou um Manual sobre Viabilidades Técnicas de Infraestrutura necessárias para implementação da Educação em Rede nas Escolas do Sistema Prisional, que teve como recorte, aporte, subsídio e inspiração os dados referentes a infraestrutura física e técnica constante nos seguintes documentos: Referenciais de Qualidade para a modalidade de educação superior de EaD do MEC, o Instrumento de Avaliação e Credenciamento de Pólo de Apoio Presencial para EaD do INEP/SINAES, as Orientações para Mantenedores e Gestores de Pólos de Apoio Presencial da UAB/ CAPES, e, as experiências de EaD vivenciadas pela Escola Estadual César Lombroso de Ensino Fundamental e Médio da Penitenciária José Maria Alkimim PJMA, como também, a realidade de sua infraestrutura física. Tratou-se de uma pesquisa realizada por meio de procedimentos metodológicos qualitativos inspirados numa abordagem descritiva, bibliográfica e documental. O aporte teórico foi desenvolvido em torno das possibilidades, lacunas e os limites da EaD dentro do Sistema Prisional - no que tange as (re) configurações e (re) adaptações dos espaços das escolas prisionais, como também a desconstrução de requisitos de qualidade básicos e comuns para as escolas fora da prisão, para se perfazer o movimento de (re) construção desses mesmos requisitos de qualidade, atendendo as necessidades que a escola prisional requer, principalmente, para as (re) adaptações da realidade de infraestrutura que essa escola verdadeiramente dispõe, a sua infraestrutura possível. Por meio desse estudo se pôde concluir que a Educação, independente de sua modalidade, não é um produto, mas sim um processo em construção contínua e, portanto, está sempre inacabada. |
Abstract: | This research had as proposal for its development the problematization of the infrastructure of the prison schools for the implementation of the Distance Education teaching modality - EaD, in its spaces and, as a product of this study, presented a Manual on Technical Viability of Infrastructure necessary for the implementation of Networked Education in the Schools of the Prison System, which had as a cut, contribution, subsidy and inspiration the data referring to the physical and technical infrastructure included in the following documents: Quality Reference for the modality of higher education in the Ministry of Education, Accreditation of the Inner Support Pole for EADS of INEP / SINAES, the Guidelines for Maintainers and Managers of Inner Support Pools of the UAB / CAPES, and the experiences of EaD experienced by the César Lombroso State School of Primary and Secondary Education of the Jose Maria Penitentiary Alkimim - PJMA, as well as the reality of its physical infrastructure. It was a research carried out through qualitative methodological procedures inspired by a descriptive, bibliographical and documentary approach. The theoretical contribution was developed around the possibilities, gaps and limits of the EaD within the Prison System - in relation to the (re)configurations and (re)adaptations of the prison school spaces, as well as the deconstruction of basic quality requirements and Common to schools outside prison, to complete the (re)construction of these same quality requirements, taking into account the needs that the prison school requires, mainly, for the (re)adaptations of the reality of infrastructure that this school truly has , Its "possible infrastructure". Through this study it was possible to conclude that Education, regardless of its modality, is not a product, but a "process in continuous construction" and, therefore, is always unfinished. |
Assunto: | Ensino à distância Direito a educação Educação Reabilitação de criminosos Prisões Educação Prisioneiros Educação e Estado Educação de adultos |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AREJJ4 |
Data do documento: | 29-Abr-2016 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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