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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Projetos de trabalhos práticos no ensino de ciências: uma experiência de formação continuada de professores da rede pública
Autor(es): Leonardo Oliveira Barbosa
primer Tutor: Nilma Soares da Silva
primer miembro del tribunal : Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves
Segundo miembro del tribunal: Santer Alvares de Matos
Resumen: Este trabalho apresenta os resultados finais deuma pesquisa de Mestrado que ofertouum curso de atualização sobre Projeto de Trabalho Prático. O seu objetivo foi elaborar, desenvolver e analisar um curso de atualização sobre projetos de trabalhos práticos para professores que lecionam a disciplina Ciências Naturais no 3º Ciclo do Ensino Fundamental na Rede Pública Municipal de Contagem. Com a elaboração do curso, tivemos o propósito de contribuir para a formação continuada dos professores de Ciências Naturais em relação à temática Projeto de Trabalho Prático, propiciando condições formativas para a utilização pelos professores desta estratégia pedagógica em seus planejamentos. Para realização do estudo, utilizamos pesquisa bibliográfica, questionários, atividades escritas presencialmente e no grupo secreto da rede social Facebook, filmagem dos encontros, anotações nos cadernos de campo do pesquisador. Obtivemos a inscrição de 21 professores no curso. Apresentamos e discutimos com os professores cursistas aspectos teóricos relacionados à concepção, ao ensino, à didática de ciências, ao saber dirigir o trabalho dos alunos, ao estudante e à aprendizagem. Os professores cursistas vivenciaram a elaboração de projetos de trabalhos práticos durante o curso, debateram no grupo secreto da rede social Facebook, tiveram como atividade principal desenvolver projetos de trabalhos práticos com seus alunos para exposição em uma feira de ciências escolar durante o curso e trouxeram para odebate, nos encontros presenciais, relatos sobre o uso da estratégia em suas salas de aula. Os resultados evidenciaram que durante os encontros presenciais o debate entre os professores foi rico e, assim, conseguimos momentos de reflexão importantes para o fortalecimento da autonomia profissional. Em relação ao desenvolvimento dos projetos nas escolas, os professores tiveram muita dificuldade. Os participantes que concluíram o curso apontaram que a dinâmica escolar dificultou o desenvolvimento dos projetoscom os alunos em sala de aula no período do curso. Neste trabalho destaca-se a importância da formação continuada em projeto de trabalho prático para professores de Ciências Naturais numa perspectiva que aborda aspectos teóricos e de desenvolvimento de atividades escolares, o que, apesar de não ter ocorrido da maneira esperada pelos professores coordenadores da proposta, trouxe subsídios para pensar sobre a formação de professores, levando em conta suas realidades escolares e suas demandas formativas. De posse destas reflexões e análises, elaboramos a segunda versão do curso, produto do Mestrado Profissional.
Abstract: This work presents the final results of a research for a master thesis about a refresher course on Practical Work Project. The purpose of the work was to elaborate, develop and analyze a refresher course on practical work projects for Natural Science teachers who work in the elementary public schools of Contagem. The development of the course had the goal of contributing to the Natural Science teachers continuing education in relation to Practical Work Project theme, providing the teachers conditions of using this pedagogical strategy in their planning. For this study it was used bibliographic research, questionnaires, written activities in person and in the secret group of the social networking website Facebook, meetings filming and the researcher notes from fieldwork notebook. Twenty-one teachers were enrolled in the course. During the course theoretical aspects related to conception, teaching Science, guiding students work, the students role and learning were presented and discussed. Enrolled teachers experienced practical work project development and had discussions in the secret group of the social networking site Facebook. The teachers also had, as main activity, to develop and present projects of practical work with their students for an exhibition in a school science fair during the course. During the meetings, teachers brought to discussion their experience on the use of the strategy in their classrooms. The results showed that during the face-to-face meetings debates among teachers were rich and those were important moments to think about the experiences and also to strengthening professional autonomy. In relation to the development of the projects in the schools, the teachers had great difficulty. The participants who complete the course argued that school dynamics made it difficult to develop the projects with students in the classroom during the course period. In this study it is highlighted the importance of continuous education in a practical work for teachers of Natural Science, in a perspective that approaches theoretical aspects and school activities development, which, although it was not as expected by the coordinating teachers, brought ideas to think about teacher training, considering their school reality and teacher training demand. According to these analyzes, it was elaborated a second version of the course, a product of the Professional Master Degree.
Asunto: Professores Formação
Contagem (MG) Educação
Professores de Ciencias
Educação
Ensino fundamental
Ciência Estudo e ensino
Prática de ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARKFEF
Fecha del documento: 19-dic-2016
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