Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARKFTE
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Introdução ao pensamento algébrico: a generalização de padrões
Authors: Flávia Christiane do Nascimento Regis
First Advisor: Teresinha Fumi Kawasaki
First Referee: Maria Cristina Costa Ferreira
Second Referee: Samira Zaidan
Abstract: Esta pesquisa, de caráter qualitativo, teve como objetivo introduzir o pensamento algébrico em uma turma de 8o ano da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Segundo a literatura disponível, não existe uma definição exata do que seja o pensar algebricamente. O pensamento algébrico pode ser observado por meio da manifestação de quatro características constituintes: i) observação de regularidades; ii) estabelecimento de relações; iii) modelação; iv) simbolização. Algumas pesquisas da década de 1990 concluíram que um possível caminho para a introdução ao pensamento algébrico na escola seria a partir do trabalho com a generalização de padrões. Com base na Teoria da Objetificação, segundo a qual o conhecimento não é adquirido nem possuído, mas posto em movimento por meio da Atividade, desenhamos a Atividade de Generalização de Padrões. Com a cooperação do professor da turma com a qual se realizou o trabalho de campo, fizemos intervenções na Atividade escolar pautadas em tarefas envolvendo padrões visuais, repetitivos e de crescimento, mediadas pelo uso de artefatos e do estímulo à interação social. Durante as intervenções, observamos, a partir de gravações em áudio, vídeo e registro em diário de campo, os processos de objetificação o modo como alunos e professores recorrem aos artefatos durante os processos de ensino-aprendizagem , analisando as ações que foram provocadas no seu decurso. Os dados analisados evidenciaram que, por meio do recurso a artefatos como linguagem oral e gestual e uso de materiais, os alunos se engajaram nas tarefas propostas, assumindo posturas investigativas durante a interação com colegas e professores, sendo possível observar, nos episódios analisados, elementos caracterizadores do pensamento algébrico. Após as análises, desenvolvemos um produto educacional: um kit de provocações matemáticas para o trabalho com o pensamento algébrico, composto de uma caixa com recursos materiais e um guia com tarefas e orientações acerca de como este se torna um artefato mediador de possíveis mudanças na Atividade escolar.
Abstract: This qualitative research aimed to introduce algebraic thinking in an 8th grade classroom of the state education network in Minas Gerais, Brazil. According to the available literature, there is no exact definition of algebraic thinking. Algebraic thinking can be observed through the manifestations of four constituent features: i) observation of regularities; ii) establishment of relationships; iii) modeling; iv) symbolization. Some researches from the 1990s concluded a possible way to introduce algebraic thinking at schools would be through working with the generalization of patterns. Based on the Theory of Objectification, in which knowledge is not acquired or possessed, but set in motion through Activity, we draw the pattern Generalization Activity, and with the cooperation of the teacher of the class with which the field work was conducted, interventions in the school Activity were made. The latter were based on tasks involving actions directed to the observation of visual patterns, repetitive sequences and growth, mediated by the use of artifacts and stimulus to social interaction. During the interventions, we observe, in audio and video recordings, as well as field journaling, the processes of objectification the ways students and teachers turn to artifacts during the teaching-learning processes , analyzing the actions provoked during their course. The analysis showed that, through the use of artifacts, such as oral and sign language and materials, students engaged in the tasks proposed, assuming investigative positions, and it was possible to observe, in the analyzed episodes, characterizing aspects of the algebraic thinking. After the analysis, we develop an educational product: a kit of provocations to work with the algebraic thinking, composed of a box with material resources and a guide with tasks and orientations about how this kit becomes a mediator artifact of potential changes in the school Activity.
Subject: Matematica Estudo e ensino
Raciocínio
Educação
Lógica simbólica e matemática Estudo e ensino
Professores de matemática Formação
Reconhecimento de padrões
Algebra abstrata Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARKFTE
Issue Date: 23-Feb-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_fl_viafinal.pdf2.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.