Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARKJ2L
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Leitura e letramento informacional: uma revisão de literatura |
Autor(es): | Giordani Avila Reis |
Primeiro Orientador: | Adriana Bogliolo Sirihal Duarte |
Primeiro membro da banca : | Dulce Amelia de Brito Neves |
Segundo membro da banca: | Maria da Conceicao Carvalho |
Resumo: | A inquietude empírica vivenciada a partir do contato com discussões acaloradas em sala de aula durante o Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), discussões estas fruto do evidente desconforto e resistência à leitura, da dificuldade de assimilação, análise e interpretação, aliado ao déficit na produção de trabalhos acadêmicos compatíveis e harmônicos com o status quo acadêmico, motivaram o presente trabalho de revisão bibliográfica. A pesquisa revela de forma peremptória que o problema da leitura acomete o indivíduo desde os níveis elementares de formação, alfabetização, até a universidade, onde sua carência é resultante de um processo educacional fragmentado e irremediavelmente comprometido. A indissociabilidade entre conceitos de alfabetização e letramento deveria possibilitar um estender de significações que garantisse a consecução do letramento informacional. Entretanto, descortina-se que a carência de leitura é a parte faltante na equação que o letramento informacional não comporta. O desenvolvimento do trabalho teve como norte o artigo cientifico da autora Shirley Behrens (1994) que discorre sobre as origens e evolução do conceito de letramento informacional. Seguindo a metodologia utilizada pela autora, buscamos trabalhar os conceitos aqui analisados concatenando a revisão bibliográfica em períodos, ultimando expandir significados e significações. |
Abstract: | The current bibliographic review was prompted by an empirical disquiet experienced throughout heated in-class discussions during the librarianship course offered at the Universidade Federal the Minas Gerais (UFMG), discussions which were born of an evident discomfort and resistance to reading and of assimilation, assessment and interpretation difficulties, combined with a lack of academic paper production that are compatible and harmonic with established standards. The research peremptorily reveals that reading problems affect individuals from basic levels of education and literacy, all the way through college, where such deficit is fruit of a fragmented and irreversibly flawed educational process. The indivisibility of the concepts of alphabetization and literacy should make it possible to extend signification in guaranteeing the consecutiveness of informational literacy. However, it is disclosed that the current literacy deficit is the missing part in the equation informational literacy is incapable of solving. The papers development was grounded on Shirley Behrens paper (1994) which expatiates on the origin and development of the concept of informational literacy. Following the methodology used by the aforementioned author, we seek to develop the concepts hereby analyzed concatenating the bibliographic review in periods, seeking ultimately to expand their meaning and signification. |
Assunto: | Leitura Letramento Alfabetização Ciência da informação |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARKJ2L |
Data do documento: | 28-Jun-2016 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
leitura_e_letramento_informacional_uma_revis_o_de_literatura.pdf | 1.78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.