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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Representações sociais de bebida alcoólica para homens universitários: consumo, diversão e socialização masculina
Authors: Livia Ferreira de Araujo Rosa
First Advisor: Adriano Roberto Afonso do Nascimento
First Referee: Luiz Gustavo Silva Souza
Second Referee: Ingrid Faria Gianordoli Nascimento
Abstract: O presente estudo teve como objetivos identificar e descrever as representações sociais da bebida alcoólica para um grupo de homens universitários. O trabalho é apresentado na forma de dois artigos independentes. No primeiro, é feita uma revisão da literatura nacional recente que aborda o comportamento de beber dos jovens brasileiros, buscando conhecer o panorama do consumo de álcool entre essa população, entender quais fatores podem estar associados a esse consumo e as possíveis formas de intervenção realizadas junto aos jovens em território nacional. No segundo artigo, é apresentado o estudo sobre as representações sociais da bebida alcoólica com a participação de 361 homens, estudantes de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais, buscando identificar e descrever a estrutura da representação social da bebida alcoólica, verificando os elementos centrais e periféricos dessa representação; identificar e descrever se e como, segundo os entrevistados, as representações sociais da bebida (álcool) se relacionam com o consumo de álcool relatado; examinar as possíveis consequências positivas e negativas, segundo os entrevistados, do consumo das bebidas alcoólicas; e verificar como a construção de uma sociabilidade masculina pode estar ligada a esse consumo.
Abstract: This study aimed to identify and describe the social representations of alcoholic beverage for a group of college men. The work is organized in two independent papers. In the first, there is a review of the recent national literature that addresses the drinking behavior of young Brazilians, seeking for the scenery of alcohol consumption among this population, to understand what factors may be associated with consumption and the possible forms of intervention performed with young people in the country. In the second article, we present the study of social representations of alcoholic drink with the participation of 361 men, graduate students of the Federal University of Minas Gerais, seeking to identify and describe the structure of the social representation of alcoholic beverage by checking the central and peripheral elements of this representation; identify and describe if and how, according to the interviewees, the social representations of the drink (alcohol) relate to alcohol consumption reported; examine the possible positive and negative consequences of the consumption of alcoholic beverages, according to the interviewees; and check how building a male sociability can be connected to this consumption.
Subject: Jovens
Bebidas alcoólicas
Representações sociais
Masculinidade
Psicologia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARNGDL
Issue Date: 27-May-2013
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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