Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARRH62
Type: Dissertação de Mestrado
Title: As relações de cuidado e de gênero presentes nos relatos de homens professores nas Unidades Municipais de Educação Infantil de Belo Horizonte
Authors: Waldinei do Nascimento Ferreira
First Advisor: Ademilson de Sousa Soares
First Referee: Iza Rodrigues da Luz
Second Referee: Maria do Perpétuo Socorro de Lima Costa
Abstract: A presente dissertação investigou as relações de cuidado nos relatos dos homens professores nos equipamentos públicos de Educação Infantil da Prefeitura de Belo Horizonte. A Educação Infantil, concebida historicamente como espaço de trabalho do gênero feminino, recentemente vem recebendo, a presença de homens professores atuando no cuidado e na educação de crianças pequenas. Em Belo Horizonte, somente a partir do primeiro concurso público para preenchimento de vagas de professores para a Educação Infantil em 2003, é que percebemos a inserção de homens professores nesta carreira. Esta incipiente mudança, vem sendo marcada por estranhamentos, discussões e certa resistência velada. Hoje somos 20 homens atuando na Educação Infantil exercendo cargos de professores (em sua maioria), coordenadores e vice-diretores nas Umeis. Nesse sentido, procurei compreender, através dos relatos dos professores e direção das Umeis, a prática docente destes profissionais em relação ao cuidado, que por sinal, também faz parte da minha vivência como professor para a Educação Infantil. Alguns questionamentos e indagações orientaram este estudo: Compreender como estes homens professores e direção escolar percebem as relações sociais de cuidado, bem como os significados e sentidos; quais as dificuldades enfrentadas no dia a dia em relação às expectativas do cuidado e educação; A metodologia de pesquisa qualitativa foi o principal marco para a materialização desta pesquisa. Utilizou-se também um questionário padronizado com o objetivo de se levantar alguns dados dos professores que estavam em exercício e, a partir destes, realizar a seleção de três professores que poderiam participar das entrevistas. Como parte do produto do mestrado foi realizada uma pesquisa via internet com o objetivo se saber o ponto de vista dos internautas sobre a presença dos homens professores na Educação Infantil. Foram realizadas três entrevistas com homens professores, duas entrevistas com as vice-diretoras e uma entrevista com uma coordenadora das instituições investigadas. A pesquisa possibilitou compreender a temática do cuidado realizada por estes profissionais na Educação Infantil sob o refinamento do olhar destes homens professores e da direção escolar. Verificou-se que as relações do cuidado necessitam ser repensadas sob o prisma das relações de gênero. Portanto, se faz necessário implementar mudanças na formação docente e, principalmente na interação das Umeis, professoras(es) e comunidade escolar.
Abstract: The following master thesis investigated the relations of care in the reports of male teachers in the public institutions of Infant Education of the Municipal City Hall of Belo Horizonte. The Infant Education, historically understood as a working place of the female gender has recently received the presence of male teachers in the practice of care and education of little children. In Belo Horizonte city, after the first public examination for Infant Education teachers held in 2003 it was possible to observe the presence of male teachers in this career. This recent change has been punctuated by discussions, awkwardness and a certain veiled resistance. Nowadays we are 20 men acting at the Infant Education working as teachers (at the most part), coordinators and Assistant Principals at the Umeis (Infant Education Municipal Institutes in Belo Horizonte City). In this sense, it was my attempt to understand, through the reports of teachers and principals of the Umeis, the teaching practice of those professionals in relation to care, which is also part of my own work as a teacher of the Infant Education. Some questions and inquiries were raised in this study: to understand how these male teachers and the school direction perceive the social relations of care, as well as their significance and sense; what are the difficulties faced in day-by-day in relation to the expectations referring to care and education. The methodology of qualitative research was the principal feature for the completion of this study. It was also used a standardized questionnaire with the intention of raising some data about the teachers who were working in this kind of job; and according to these results we were capable of selecting three professionals to take part of the interviews. As one part of the product of this master thesis, it was held a survey through the internet with the aim of knowing more about the web users points of view in relation to the presence of male teachers at the Infant Education. It was held three interviews with male teachers, two with the Assistant Principals and one with a coordinator of the investigated schools. The present research enabled us to comprehend the theme of care that has been held by those professionals at the Infant Education upon the look of the own male teachers and the school board. We perceived that the relations of care need to be re-analyzed or re-thought into society taking into consideration gender relations. Therefore, it is an ultimate need to establish some changes in our teaching formation system, and in the interactions among Umeis, teachers and the school community.
Subject: Sistemas de escolas municipais Belo Horizonte (MG)
Educação
Professores alfabetizadores
Professores de educação pré-escolar
Professores de ensino fundamental
Ambiente de sala de aula
Professores e alunos
Belo Horizonte (MG) Educação
Educação de crianças
Educação Relações de gênero
Ambiente escolar
Homens na educação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARRH62
Issue Date: 3-Feb-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.