Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARTHSL
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Escrever no labirinto: formação em dramaturgia na pós-modernidade
Autor(es): Marcus Vinicius dos Santos Souza
Primeiro Orientador: Antonio Barreto Hildebrando
Primeiro membro da banca : Sara Del Carmen Rojo de La Rosa
Segundo membro da banca: Elen de Medeiros
Resumo: É possível uma proposta pedagógica para a formação de dramaturgos no Brasil, dado o atual caráter plural, aberto e mutável da escrita teatral contemporânea? Essa é a questão fundamental da pesquisa que se apresenta sob a imagem do labirinto-rede de Umberto Eco. Sob a luz da teoria pós-moderna de Jean-François Lyotard, o autor desdobra a questão trazendo à tona aspectos da dramaturgia contemporânea, focando o papel e formação do autor teatral brasileiro. Em seguida, revisa ideias e práticas de dramaturgos-pedagogos, tais como Jean-Pierre Sarrazac, Joseph Danan e Adélia Nicolete, que juntamente com experimentos do próprio autor, configuram uma proposta para espaços coletivos de formação em dramaturgia que dá prioridade à experiência em detrimento da explicação.
Abstract: Est-il possible une proposition pédagogique pour la formation des dramaturges au Brésil, étant donné le caractère pluriel, ouvert et changeant de l'écriture théâtrale contemporaine ? Cest la question fondamentale de la recherche qui est présentée sous l'image du labyrinthe-réseau de Umberto Eco. À la lumière de la théorie postmoderne de Jean-François Lyotard, l'auteur dévoile la question en soulevant les aspects du drame contemporain, en se concentrant sur le rôle et la formation du dramaturge brésilien. Ensuite, il révise les idées et les pratiques des dramaturges-pédagogues tels que Jean- Pierre Sarrazac, Joseph Danan et Adelia Nicolete, qui, avec ses propres expériences, constituent une proposition pour les espaces de formation collective à la dramaturgie qui donne la priorité à l'expérience au détriment de l'explication.
Assunto: Dramaturgos brasileiros
Teatro Filosofia e estética
Teatro
Representação teatral Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARTHSL
Data do documento: 15-Mar-2017
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_escrever_no_labirinto_vin_cius_souza.pdf2.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.