Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARTHSL
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Antonio Barreto Hildebrandopt_BR
dc.contributor.referee1Sara Del Carmen Rojo de La Rosapt_BR
dc.contributor.referee2Elen de Medeirospt_BR
dc.creatorMarcus Vinicius dos Santos Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T13:51:17Z-
dc.date.available2019-08-14T13:51:17Z-
dc.date.issued2017-03-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARTHSL-
dc.description.abstractEst-il possible une proposition pédagogique pour la formation des dramaturges au Brésil, étant donné le caractère pluriel, ouvert et changeant de l'écriture théâtrale contemporaine ? Cest la question fondamentale de la recherche qui est présentée sous l'image du labyrinthe-réseau de Umberto Eco. À la lumière de la théorie postmoderne de Jean-François Lyotard, l'auteur dévoile la question en soulevant les aspects du drame contemporain, en se concentrant sur le rôle et la formation du dramaturge brésilien. Ensuite, il révise les idées et les pratiques des dramaturges-pédagogues tels que Jean- Pierre Sarrazac, Joseph Danan et Adelia Nicolete, qui, avec ses propres expériences, constituent une proposition pour les espaces de formation collective à la dramaturgie qui donne la priorité à l'expérience au détriment de l'explication.pt_BR
dc.description.resumoÉ possível uma proposta pedagógica para a formação de dramaturgos no Brasil, dado o atual caráter plural, aberto e mutável da escrita teatral contemporânea? Essa é a questão fundamental da pesquisa que se apresenta sob a imagem do labirinto-rede de Umberto Eco. Sob a luz da teoria pós-moderna de Jean-François Lyotard, o autor desdobra a questão trazendo à tona aspectos da dramaturgia contemporânea, focando o papel e formação do autor teatral brasileiro. Em seguida, revisa ideias e práticas de dramaturgos-pedagogos, tais como Jean-Pierre Sarrazac, Joseph Danan e Adélia Nicolete, que juntamente com experimentos do próprio autor, configuram uma proposta para espaços coletivos de formação em dramaturgia que dá prioridade à experiência em detrimento da explicação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPós-modernidadept_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subject.otherDramaturgos brasileirospt_BR
dc.subject.otherTeatro Filosofia e estéticapt_BR
dc.subject.otherTeatropt_BR
dc.subject.otherRepresentação teatral Estudo e ensinopt_BR
dc.titleEscrever no labirinto: formação em dramaturgia na pós-modernidadept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_escrever_no_labirinto_vin_cius_souza.pdf2.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.