Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARTHSL
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Antonio Barreto Hildebrando | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sara Del Carmen Rojo de La Rosa | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Elen de Medeiros | pt_BR |
dc.creator | Marcus Vinicius dos Santos Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T13:51:17Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T13:51:17Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-15 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARTHSL | - |
dc.description.abstract | Est-il possible une proposition pédagogique pour la formation des dramaturges au Brésil, étant donné le caractère pluriel, ouvert et changeant de l'écriture théâtrale contemporaine ? Cest la question fondamentale de la recherche qui est présentée sous l'image du labyrinthe-réseau de Umberto Eco. À la lumière de la théorie postmoderne de Jean-François Lyotard, l'auteur dévoile la question en soulevant les aspects du drame contemporain, en se concentrant sur le rôle et la formation du dramaturge brésilien. Ensuite, il révise les idées et les pratiques des dramaturges-pédagogues tels que Jean- Pierre Sarrazac, Joseph Danan et Adelia Nicolete, qui, avec ses propres expériences, constituent une proposition pour les espaces de formation collective à la dramaturgie qui donne la priorité à l'expérience au détriment de l'explication. | pt_BR |
dc.description.resumo | É possível uma proposta pedagógica para a formação de dramaturgos no Brasil, dado o atual caráter plural, aberto e mutável da escrita teatral contemporânea? Essa é a questão fundamental da pesquisa que se apresenta sob a imagem do labirinto-rede de Umberto Eco. Sob a luz da teoria pós-moderna de Jean-François Lyotard, o autor desdobra a questão trazendo à tona aspectos da dramaturgia contemporânea, focando o papel e formação do autor teatral brasileiro. Em seguida, revisa ideias e práticas de dramaturgos-pedagogos, tais como Jean-Pierre Sarrazac, Joseph Danan e Adélia Nicolete, que juntamente com experimentos do próprio autor, configuram uma proposta para espaços coletivos de formação em dramaturgia que dá prioridade à experiência em detrimento da explicação. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pós-modernidade | pt_BR |
dc.subject | Dramaturgia | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Dramaturgos brasileiros | pt_BR |
dc.subject.other | Teatro Filosofia e estética | pt_BR |
dc.subject.other | Teatro | pt_BR |
dc.subject.other | Representação teatral Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Escrever no labirinto: formação em dramaturgia na pós-modernidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_escrever_no_labirinto_vin_cius_souza.pdf | 2.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.