Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARUGN5
Type: Tese de Doutorado
Title: A formação artística de professores de Artes Visuais: percursos, experiências e implicações na consolidação do saber-fazer docente
Authors: Marcos Aurélio Moreira Franco
First Advisor: Lucia Gouvea Pimentel
First Referee: Juliana Gouthier Macedo
Second Referee: Bernardo Jefferson de Oliveira
Third Referee: Leda Maria de Barros Guimaraes
metadata.dc.contributor.referee4: Sislândia Maria Ferreira Brito
Abstract: Nesta tese é analisada a formação artístico-cultural de professores que atuam no ensino de Artes Visuais do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental no Cariri cearense, bem como a relação existente entre o saber e o fazer docente. Com foco na formação e constituição do repertório artístico de professores, foram identificados elementos, fontes, percursos e experiências, buscando esclarecer as possíveis influências do repertório artístico do professor na configuração do seu saber-fazer docente em Artes Visuais. O trabalho de campo foi feito nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, que constituem a região metropolitana do Cariri cearense, espaço geográfico apontado por historiadores e folcloristas como representativo da arte e da cultura regional. Como metodologia de pesquisa, foram feitas a análise de documentos, a realização e a análise de entrevistas, por estas permitirem o diálogo e a obtenção de declarações tanto de docentes quanto de pessoas que integram lugares e práticas indicadas como elementos formativos em Arte, ou seja, as organizações e instituições artísticas e culturais presentes na região do Cariri cearense, atentando para seus conteúdos e práticas artístico-culturais. Como resultados constatou-se que a formação artístico-cultural dos docentes em Artes Visuais não advém de uma única fonte e não se dá unicamente nos espaços considerados institucionais, mas caracteriza-se como uma construção abrangente que, enquanto processo, concretiza-se mediante a constituição de saberes advindos das experiências que o docente vivencia ao longo de suas relações com outros sujeitos, grupos, práticas sociais, instituições e organizações formais e informais. Ademais, o reconhecimento do conteúdo dessa formação pode ser assumido como ponto de partida para a continuidade do processo formativo no âmbito acadêmico, contribuindo para a superação de interpretações que tendem a relacionar a formação docente ao sentido de qualificação profissional. Espera-se que os resultados obtidos suscitem discussões acerca do diálogo que tem se estabelecido entre o currículo dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais e os saberes advindos desse percurso.
Abstract: This thesis analyzes the artistic-cultural training of teachers who work in Visual Arts from the 6th to the 9th year of basic education in Cariri in the State of Ceará (Cariri cearense), as well as the relationship between knowledge and know-how in teaching. The elements, sources, courses and experiences of individual teachers artistic repertoires were identified in order to clarify the influence of those repertoires on their teaching know-how in Visual Arts. The field work was done in the cities of Crato, Juazeiro do Norte and Barbalha, which constitute the metropolitan region of Cariri cearense, an area recognised by historians and folklorists as particularly rich in art and culture. As a research methodology, documentary analysis, interviews and analysis of those interviews were carried out, allowing for dialogue and obtaining statements from both teachers and other people with significant roles in art, i.e. artistic and cultural organizations and institutions in Cariri, with particular attention to their artistic and cultural focus and practice. As a result, it became clear that the artistic and cultural education of Visual Arts teachers does not come from a single source and is not found only in institutional spaces, but is characterized by a wide range of knowledge and experience that teachers gain through their relations with other people, groups, social practices, institutions and organizations, both formal and informal. Recognition of the what has been learnt from that background can be taken as a starting point for continuation of academic learning and can help to overcome an over-emphasis, in teacher education, on professional qualification. It is hoped that the results will encourage further discussion about how practice and knowledge in this wider sense can enrich the curriculum of teacher-training courses in Visual Arts.
Subject: Artes Estudo e ensino
Professores de arte Formação
Cariri (CE) Cultura popular
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARUGN5
Issue Date: 7-Jul-2017
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_final.pdf4.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.