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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Avaliação da transferência de passageiros em terminais de integração
Autor(es): Luiz Carlos de Jesus Miranda
primer Tutor: Leise Kelli de Oliveira
Resumen: O transporte público é tido como a melhor alternativa para democratizar os deslocamentos e garantir a equidade para todos os cidadãos em um mundo cada vez mais urbano. Seu uso traz racionalidade ao espaço urbano contribuindo para o desenvolvimento sustentável e inclusão social. Nos últimos anos, diversos investimentos foram realizados no transporte público com o objetivo de torná-lo mais eficiente e competitivo. Na busca destes objetivos, sistemas de transportes integrados vem sendo implantados em diversas cidades, tornando cada vez mais comum a necessidade de que o usuário do transporte coletivo necessite realizar transferências durante sua viagem. Este trabalho realiza uma avaliação da transferência de passageiros na Estação de Integração da Pampulha, integrante do sistema MOVE do BRT de Belo Horizonte. Esta avaliação é realizada por meio da mensuração direta do tempo da transferência de passageiros na estação e por pesquisas que avaliem a percepção de usuários da estação e especialistas em transportes públicos. Dentre os resultados, o tempo da transferência na estação no período da manhã dura, em média, 5 minutos (2 minutos). No período da tarde, este tempo salta para uma média entre 8 e 15 minutos (5 minutos), dependendo da linha alimentadora avaliada. Além disso, existe uma avaliação positiva do tempo de viagem e de espera pelas linhas troncais, mostrando que o usuário percebe os benefícios do sistema BRT. O atributo de pior desempenho, segundo a percepção dos usuários, foi o nível de ocupação, referente a densidade de passageiros por ônibus, tanto das linhas do sistema alimentador quanto para o sistema troncal.
Abstract: Public transport is seen as the best alternative to democratize displacements and ensure equity for all citizens in an increasingly urban world. Its use brings rationality to the urban space contributing to the sustainable development and social inclusion. In recent years, several investments have been made in public transport with the aim of making it more efficient and competitive. In pursuit of these objectives, integrated transport systems have been implemented in several cities, making it increasingly common for users of public transport to make transfers during their trip. This work carries out an evaluation of the transfer of passengers at the Integration Station of Pampulha, a component of the BRT MOVE system in Belo Horizonte. This evaluation is carried out by means of the direct measurement of the time of the transfer of passengers in the station and by surveys that evaluate the perception of station users and specialists in public transportation. Among the results, the time of transfer in the station in the morning period, in average, 5 minutes (±2 minutes). In the afternoon, this time increases to an average of 8-15 minutes (±5 minutes), depending on the feeder bus line evaluated. In addition, there is a positive assessment of travel time and waiting for the trunk lines, showing that the user realizes the benefits of the BRT system. The worst performance attribute, according to the perception of the users, was the level of occupancy, referring to the density of passengers by bus, both the feeder system and the trunk system.
Asunto: Geotecnia
Transportes
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ASAHGV
Fecha del documento: 5-may-2017
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