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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Verdade e práxis em Heidegger e Aristóteles
Authors: Vitor Sommavilla de Souza Barros
First Advisor: Fernando Eduardo de Barros Rey Puente
First Referee: Marco Antonio dos Santos Casa Nova
Second Referee: João Augusto Anchieta Amazonas Mac Dowell
Abstract: O objetivo desta dissertação é analisar a apropriação feita por Martin Heidegger, ao longo dos anos 1920, da obra de Aristóteles. No primeiro capítulo, defende-se que um retorno crítico ao pensamento aristotélico constituía uma necessidade para Heidegger, tendo em vista a sua formação, suas influências intelectuais e seus propósitos filosóficos. No segundo e no terceiro capítulos, temas centrais da interpretação heideggeriana são abordados. Primeiramente, sustenta-se que a verdade, pensada em conexão com Aristóteles e Husserl, possui três sentidos válidos para Heidegger: como propriedade de proposições, como verdade da intuição e como abertura do ser-aí. Os momentos de aproximação e ruptura entre Heidegger e Aristóteles são destacados, particularmente no que tange à relação íntima entre os fenômenos da verdade e do ser, manifesta na noção de desvelamento. Em seguida, a filosofia prática de Aristóteles é analisada, na medida em que é inserida por Heidegger no contexto do questionamento do ser. A virtude intelectual da prudência sobressai, por ser uma forma de sabedoria acerca da situação contingente da ação. Nas seções finais do terceiro capítulo, algumas críticas à propriedade heideggeriana como uma forma de isolamento contemplativo serão rebatidas e determinadas aproximações conceituais entre motivos da filosofia prática de Aristóteles e da ontologia fundamental de Heidegger serão realizadas. O propósito destas aproximações é revelar que a presença da obra aristotélica em Heidegger ultrapassa as discussões explícitas de seus textos.
Abstract: This thesis analyzes Heideggers appropriation of the Aristotelian philosophy, in the course of the 1920s. In the first chapter, a critical turn to Aristotle will be understood as a necessity for Heidegger, given his background, intellectual influences and philosophical projects. The second and third chapters examine central topics of Heideggers interpretation of Aristotle. First, a claim will be made that truth, as it is thought by Heidegger in connection with Aristotle and Husserl, has three valid meanings, namely truth as a property of propositions, intuitive truth and truth as beingtheres openness. Moments of proximity and rupture between Heidegger and Aristotle will be highlighted, particularly regarding the intimate relation between the phenomena of truth and being, present in the notion of unconcealment. Next, the Heideggerian insertion of Aristotles practical philosophy in the questioning of being is analyzed. In this context, the intellectual virtue of prudence stands out, as it is a form of wisdom pertaining to the contingent situation of action. Towards the end of third chapter, criticism presenting authenticity as a form of contemplative isolation will be rejected and certain parallels between concepts of Aristotles practical philosophy and Heideggers fundamental ontology will be drawn. The purpose of these parallels is to reveal that the presence of Aristotles work in Heideggers thinking is much more important than the latter explicitly suggests.
Subject: Aristóteles
Verdade
Filosofia
Heidegger, Martin, 1889-1976
Fenomenologia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ASBF54
Issue Date: 20-Dec-2013
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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