Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ASHHMS
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Os perigos e os usos táticos da institucionalização do direito à cidade mediante análise da pauta da mobilidade urbana (Tarifa Zero BH)
Authors: Helena Carvalho Coelho
First Advisor: Daniel Gaio
First Referee: Camila Silva Nicácio
Second Referee: Vitor Bartoletti Sartori
Third Referee: Rita de Cassia Lucena Velloso
Abstract: Ao partirmos do referencial teórico de Lefebvre, em que se atribui ao espaço, em substituição ao lugar fabril, produto e produtor da cidade e passa-se a centralizar as demandas e conflitos pela cidade dentro do espaço urbano, uma vez que cidades e zonas urbanas desempenham um papel cada vez mais considerável por conseguinte, algumas ciências passam a ter maior relevância nesse referencial teórico, as produtoras do espaço nas quais a ciência torna-se (como realidade urbana) meio de produção. Dentre as críticas a passagem do valor de uso para o valor de troca, ocorre o acompanhamento dos demais setores produtivos e produtores dessa lógica. A partir de críticas essencialmente ao urbanismo seria possível atribuir tais críticas a outras ciências, das quais nos interessa o direito (como institucionalização das demandas), em especial o direito urbanístico, pela atribuição do caráter neutro e científico em que cada ciência especializada recorta, no fenômeno global, um certo campo, um domínio: o seu. Considerando o direito à cidade como um significante vazio afirma-se que a institucionalização do direito à cidade (ou apropriação pela ciência parcelar do direito urbanístico), no contexto das lutas urbanas, é limitada por uma perspectiva restritiva do caráter científico. Nesse sentido, a pesquisa parte da seguinte da seguinte problemática que é identificar a partir da teoria de Lefebvre quais seriam os perigos, em que aqui é evidenciada uma análise marxista, e os usos táticos da institucionalização do direito à cidade no quadro das lutas urbanas perante uma teoria crítica do direito. Tendo o embate teórico como base e colocando luz à discussão, a proposta aqui é analisar o movimento Tarifa Zero-BH, assim acredita-se ser possível trazer a discussão à realidade brasileira e possibilitar o estudo do duplo movimento da análise institucional entre perigo e tática.
Abstract: To start from the theoretical framework of Lefebvre, that is attributed to space, replacing the manufacturing place, product and producer of the city and goes to centralize the demands and conflicts through the city in the urban environment, since cities and urban areas play a role increasingly important therefore some sciences now have greater relevance in this theoretical framework, the production of space - in which science becomes (as urban reality) means of production. Among the critical passage from use value to exchange value, is the monitoring of other productive sectors and producers of this logic. From criticism essentially urban planning would be possible to attribute such criticism to other sciences, which concerns the right (as institutionalization of demands), especially the urban law, by granting neutral and scientific character in which each specialized science cuts in global phenomenon, a certain field, a field: his. Considering the right to the city as an empty signifier states that the institutionalization of the right to the city (or appropriation by partial science of urban law), in the context of urban struggles, is limited by a restrictive view of the scientific nature. In this sense, the research of the following following issue that is identified from Lefebvre's theory what are the dangers, which here is shown a Marxist analysis, and tactical uses of institutionalization of the right to the city in the context of urban struggles before a critical theory of law. Having the theoretical clash as a base and putting light to the discussion, the proposal here is to analyze the movement Tarifa Zero-BH rate, and is believed to be possible to bring the discussion to the Brazilian reality and allow the study of the double movement of the institutional analysis of danger and tactics.
Subject: Teoria critica do direito
Direito urbanistico
Política urbana
Transporte urbano
Lutas sociais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ASHHMS
Issue Date: 11-Aug-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o___helena_carvalho_coelho.pdf3.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.