Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ASWEAH
Type: | Tese de Doutorado |
Title: | O direito à educação em condições especiais das crianças portadoras de TDAH na perspectiva da filosofia da educação e da justiça distributiva |
Authors: | Evanilda Nascimento de Godoi Bustamante |
First Advisor: | Mariah Brochado Ferreira |
First Referee: | Adriana Campos Silva |
Second Referee: | Karine Salgado |
Third Referee: | Delton Ricardo Soares Meirelles |
metadata.dc.contributor.referee4: | Sebastião Helvecio Ramos de Castro |
metadata.dc.contributor.referee5: | Alice de Souza Birchal |
Abstract: | O problema central da pesquisa consiste na construção de uma concepção de educação especial ou do direito ao tratamento diferenciado na educação das crianças portadoras de TDAH que, em razão da deficiência de um neurotransmissor da dopamina, apresentam disfunções executivas, de atenção e de memória que influenciam negativamente seu processo de aprendizagem e, por conseguinte, impede que elas sejam alfabetizadas no mesmo ritmo das demais crianças da sua sala de aula. No contexto de uma ambiente educacional democrático, tal como pensado pela filosofia da educação de Dewey, uma educação em condições especiais deverá ser pensada à luz dos fundamentos da equidade (igualdade de recursos e de oportunidades) e dos princípios da justiça distributiva aplicados ao âmbito da educação. Busca-se fundamentar a tese de que os estudantes com TDAH necessitam ver reconhecidas suas necessidades especiais e receber suporte educacional diferenciado ao longo de sua vida escolar, primordialmente na fase de alfabetização, a partir da elaboração e implementação de políticas públicas que garantam a eles esses direitos. |
Abstract: | The central problem of the research consists in the construction of a conception of a special education or of the right to a differential treatment in the education of the children with ADHD who, because of a deficiency of a neurotransmitter of dopamine, present executive, attention and memory dysfunctions that influence negatively their learning process and therefore prevents them from being literate in the same rhythm as the other children in their classroom. In the context of a democratic educational environment, as suggested by Deweys philosophy of education, an education in special conditions must be thought in the light of the foundations of equity and the principles of distributive justice applied in education. It seeks to be based on the fact that students with ADHD need to be recognized in their special necessities and to receive differentiated educational support throughout their school life, especially in the literacy phase, from the elaboration and implementation of public policies that guarantee them these rights. |
Subject: | Crianças hiperativas Justiça distributiva Direito a educação Direito Igualdade na educação |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ASWEAH |
Issue Date: | 6-Mar-2017 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tese_evanilda_godoi.pdf | 1.55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.