Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AU8LW4
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Escrita autobiográfica do idoso e invenção de si
Authors: Larissa Maria de Resende Neiva
First Advisor: Monica Yumi Jinzenji
First Referee: Ana Maria de Oliveira Galvao
Second Referee: Raquel Martins de Assis
Third Referee: Eliane Marta Santos Teixeira Lopes
metadata.dc.contributor.referee4: Lisiane Sias Manke
Abstract: O estudo se propõe a analisar a escrita autobiográfica e o processo de invenção de si por pessoas idosas. Foram analisadas oito autobiografias: cinco escritas por homens e três escritas por mulheres de 65 anos ou mais, nascidos na primeira metade do século XX, em Minas Gerais e que escreveram e/ou publicaram suas obras a partir do ano 2000. Considera-se a escrita autobiográfica como um processode construção de uma narrativa sobre si a partir de referenciais do momento em que a escrita ocorre, tendo a memória como suporte, resultando, portanto, na invenção de si. O primeiro capítulo discute as novas configurações que o envelhecimento assumiu a partir da década de 1960/70, no Brasil, e a relação desse fenômeno com a crescente publicação de caráter autobiográfico no país. A construção de uma novaconcepção de envelhecimento no Brasil, com a ideia de um idoso participativo e realizado, coincide com o boom de caráter autobiográfico no país, constituindo um cenário propício para a publicação de autobiografias de idosos. Nesse contexto, o estudo lança luz sobre uma pequena parcela da população que, tendo cursado os primeiros anos do ensino primário, no interior de Minas Gerais na primeira metadedo século XX, migraram para grandes centros urbanos e, seja frequentando níveis mais elevados de ensino, seja por autodidatismo, se tornaram e foram reconhecidos(as) como escritores(as), publicando suas autobiografias. No segundo capítulo são analisados os pertencimentos identitários eleitos pelos(as) autores(as) como eixo norteador da reelaboração do passado: condição social, geográfica,religião, trabalho e família. Esses pertencimentos são apreendidos não só a partir da narração pura, mas também através da análise de alguns recursos complementares à narrativa, como o uso de citações, fotos, documentos, referência à fala de terceiros, além das próprias motivações para a escrita autobiográfica. A análise mostrou que embora dinâmicos, os pertencimentos elencados nas narrativas pelos(as) autores(as) não são neutros. A religião e a família aparecem como fiocondutor das narrativas femininas, enquanto os pertencimentos profissional, socioeconômico e geográfico surgem como panos de fundo das histórias de vidas dos homens analisados. Já no terceiro capítulo, buscou-se analisar as referências ao envelhecer e ao seridoso que aparecem nas obras quando os(as) autores(as) constroem suas narrativas.Verificou-se que as mulheres se mostram mais adaptadas e realizadas nessa fase da vida, enquanto o desconforto e o saudosismo marcam as narrativas dos homens.
Abstract: The study proposes to analyze the autobiographical writing and the process of selfinvention by the elderly. Eight autobiographies were analyzed: five written by men and three written by women aged 65 and over, born in the first half of the 20th century in Minas Gerais and who wrote and / or published their works from the year 2000. Autobiographical writing as a process of constructing a narrative about itself from reference points of the moment in which writing occurs, having the memory assupport, resulting, therefore, in the invention of itself. The first chapter discusses the new configurations that aging took on from the 1960s and 1970s in Brazil, and the relationship of this phenomenon with the growing publication of autobiographical character in the country. The construction of a new conception of aging in Brazil, with the idea of a participative and accomplished elderly, coincides with the autobiographical boom in the country, constituting a favorable scenario for the publication of autobiographies of the elderly. In this context, the study sheds light ona small part of the population that, having attended the first years of primary education, in the interior of Minas Gerais in the first half of the 20th century, migrated to large urban centers and, whether attending higher levels of education , Whether by self-didatism, became and were recognized as writers, publishing their autobiographies. In the second chapter, we analyze the identity belongings chosen by the authors as the guiding axis of the reworking of the past: social, geographical, religion, work and family status. These belongings are apprehended not only from'pure' narration, but also through the analysis of some complementary resources to the narrative, such as the use of quotations, photos, documents, references to thirdparty speech, and the motivations for autobiographical writing . The analysis showed that, although dynamic, the belongings listed in the narratives by the authors are not neutral. Religion and the family appear as the guiding thread of female narratives,while professional, socioeconomic, and geographical belonging emerge as the background to the life histories of the men analyzed. Already in the third chapter, we sought to analyze the references to aging and tobeing old that appear in the works when the authors construct their narratives. It has been found that women are more adapted and accomplished at this stage of life, while discomfort and nostalgia appear as marks of men's narratives
Subject: Idosos
Velhice
Sociologia educacional
Memória
Educação
Autobiografia
Idosos Aspectos psicológicos
Escrita
Educação de adultos
Autobiografia Aspectos sociais
Envelhecimento
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AU8LW4
Issue Date: 11-Jul-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_larissa_neiva.pdf1.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.