Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AU9LHA
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Pela estrada afora eu não vou bem sozinha: a experiência de mediação de leitura literária e a classificação dos livros de literatura infantil por faixa etária
Authors: Bruna Leite Galvao
First Advisor: Vanessa Ferraz Almeida Neves
First Co-advisor: Celia Abicalil Belmiro
First Referee: Maria Cristina Soares de Gouvea
Second Referee: Sara Mourao Monteiro
Third Referee: Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello
metadata.dc.contributor.referee4: Flavia Graciela de Alcântara
Abstract: Diferentes trabalhos vêm mostrando o interesse das crianças por obras cuja indicação de faixa etária não espelha suas experiências com a leitura literária. Esta pesquisa intenta discutir a arbitrariedade dos critérios de faixa etária vinculados a um conceito de criança e infância que muitas vezes não corresponde à diversidade dos alunos da Educação Infantil. As especificidades da formação dos grupos escolares têm despertado a atenção para a presença do professor mediador de leitura e as condições em que os eventos de leitura literária acontecem. Esta pesquisa se propôs a estudar uma sala de aula de Educação Infantil, com a fundamental presença do professor para a condução dos eventos de leitura literária, e a analisar as experiências de leitura literária realizadas com crianças dessa idade, de forma que elas pudessem vivenciar as possibilidades de interação com obras que julgamos serem de qualidade e adequadas para determinada faixa etária. A seleção do corpus baseou-se na produção editorial contemporânea para as seguintes questões: como realizam a leitura literária crianças de três anos de idade de uma turma de Educação Infantil de uma escola particular de Belo Horizonte? Quais as apropriações que essas crianças fazem a partir da mediação do professor? O referencial teórico que sustenta as bases desta investigação apoia-se na Psicologia da Infância, nos Estudos da Linguagem, na Sociologia da Infância e nos teóricos responsáveis pelos estudos sobre letramento literário, literatura infantil, bem como pela experiência de crianças com livros de literatura. A contribuição desse referencial permite compreender a criança como um ser de ação e pensamento e tomar consciência da afinidade existente entre infância e literatura, evidenciando, assim, a necessidade da oferta de um acervo literário que vá ao encontro da infância e que não a banalize ou reduza suas potencialidades e particularidades. A referência metodológica utilizada aborda os pressupostos da pesquisa qualitativa. As análises iniciais dos dados obtidos com a pesquisa de campo, onde os eventos de leitura literária foram gravados em vídeos, permitiram constatar que as crianças são capazes de interpretar o mundo de maneira ativa e criativa e, dessa forma, a separação dos livros de literatura infantil por faixa etária leva a um movimento contrário, desacreditando da capacidade de interação e significação das crianças. Essa separação acaba restringindo as várias interações que as crianças podem estabelecer com as obras.
Abstract: Different studies have shown children's interest in literary works whose age group classification does not reflect their experiences with literary reading. This research aims at discussing the arbitrariness of the age group criteria associated with a concept of children and childhood thatoften does not correspond to the diversity of the students in Early childhood education. The particularities of the constitution of school groups have drawn attention to the presence of the teacher as a mediator of literary reading and the conditions under which the reading events happen. This research proposed to study a class of Early childhood education, with the fundamental presence of the teacher for the conduction of literary reading events, as well as to analyze the literary reading episodes carried out with children of that age so that they couldexperience the possibilities of interaction with works that we consider to be high-quality and suitable for a specific age group. The selection of the corpus was based on contemporary editorial production around the following questions: How does a group of three-year-old children carry out literary reading in a private school in Belo Horizonte? What kind ofinternalizations does the teacher mediation enable? The theoretical framework that underlies this research is based on the Psychology of Childhood, Language Studies, Sociology of Childhood and theoreticians responsible for studies on literary literacy, children's literature, as well as on children's experience with literature books. The contribution of this framework makes it possible to understand the child as a being of thought and action and to become aware of the affinity between childhood and literature, thus evidencing the need to offer a literary collection that meets childhood and does not trivialize or reduce its potentialities andparticularities. The methodological framework used addresses the assumptions of qualitative research. The initial analyzes of the data obtained from the field research, during which literary reading events were recorded in videos, showed that children are able to interpret the world in an active and creative fashion and, hence, the age group classification of childrens literature books favors an opposite movement, discrediting the children's capacity for interaction and sensemaking. That categorization ends up restricting the various interactions that children can establish with the literary works.
Subject: Leitura
Mediação
Psicologia infantil
Educação
Educação de crianças
Livros e leitura
Interação Professor Aluno
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AU9LHA
Issue Date: 14-Jul-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_final_bruna_galvao.pdf4.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.