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dc.contributor.advisor1Cristiano Mauro Assis Gomespt_BR
dc.contributor.referee1Angela Maria Vieira Pinheiropt_BR
dc.contributor.referee2Mônica Sanches Yassudapt_BR
dc.creatorThiago Henrique Ferreira Vasconcellospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T06:05:16Z-
dc.date.available2019-08-10T06:05:16Z-
dc.date.issued2014-02-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AUWJ3Z-
dc.description.abstractThis dissertation is made up of two studies. The first is intended to analyze psychometric characteristics of the Rey Complex Figure Test (RCF) and Rey Auditory Verbal Learning Test (RAVLT) to assess episodic memory and, susidiarily, short-term memory, in which the short-term memory test (STM) from the cognitive processing battery was used. The sample included 240 people residing in the town of Patos de Minas, Minas Gerais. Most of them were female, (85.00%), aged from 40 to 87 (m=66.29, dp=10.66) and averaging of 6.3 years of education (dp=3.99). The tests employed showed strong internal consistency: RCF (Cronbachs alpha 0.98), RCF (Cronbachs alphas = 0.84-0.85), RAVLT (Cronbachs alpha = 0.86-0.99) and are explained by three latent variables (visual memory, episodic memory and intrusions). The model generated by the confirmatory factor analysis shows an adequate degree of data adjustment (X2 = 34.26, df = 24, CFI = 0.98, RMSEA = 0.06). The second study in this dissertation is intended to propose four models that define different theses on the effect of aging on the cognitive skills of the processing, inductive reasoning and episodic memory system, namely: shared influence, mediated influence, cascade mediation and cascade. Factor scores of cognitive processing battery (CPB), raw scores of inductive reasoning development test (IRDT), and raw scores of delayed recall (A7), verbal learning (AV), retroactive interference (IntR) of the Rey Auditory Verbal Learning Test (RAVLT), and age were used as variables. The cascade model displayed the best data-matching level (X2 = 48.38, df = 39, CFI = 0.98, RMSEA = 0.03), so age favors drops in episodic memory performance and has no causal or correlational effect on processing and inductive reasoning basic skills.pt_BR
dc.description.resumoA dissertação é composta por dois estudos. O primeiro objetiva analisar as características psicométricas dos testes de figuras complexas de Rey (FCR) e auditivo verbal de Rey (RAVLT) para avaliar memória episódica e, subsidiariamente, memória de curto prazo, em que foi empregado o teste de memória de curto prazo (MCP) da bateria de processamento cognitivo. A amostra foi composta por 240 participantes, residentes em Patos de Minas, Minas Gerais. A maioria é do sexo feminino (85,00%), apresenta idade entre 40 e 87 anos (m=66,29, dp=10,66) e média de 6,3 anos de escolaridade (dp=3,99). Os testes empregados apresentam forte consistência interna: MCP (alfa de Cronbach 0,98), FCR (alfas de Cronbach = 0,84-0,85), RAVLT (alfas de Cronbach = 0,86-0,99) e são explicados por três variáveis latentes (memória visual, memória episódica e intrusões). O modelo gerado pela análise fatorial confirmatória apresenta adequado grau de ajuste aos dados (X2 = 34,26; DF = 24; CFI = 0,98; RMSEA = 0,06). O segundo estudo desta dissertação tem como intuito propor quatro modelos que definem diferentes proposições sobre o efeito do envelhecimento nas habilidades cognitivas do sistema de processamento, raciocínio indutivo e memória episódica, a saber: influência compartilhada, influência mediada, cascata mediação e cascata. Foram utilizados como variáveis os escores fatoriais dos testes da bateria de processamento cognitivo (BPC), escores brutos do teste de desenvolvimento do raciocínio indutivo (TDRI) e os escores brutos de evocação tardia (A7), aprendizagem verbal (AV), interferência retroativa (IntR) do teste auditivo verbal de Rey (RAVLT), assim como a idade. O modelo cascata apresentou o melhor grau de ajuste aos dados (X2 = 48,38; df = 39; CFI = 0,98; RMSEA = 0,03), de forma que a idade favorece quedas no desempenho da memória episódica e não gera nenhum efeito causal ou correlacional junto às habilidades básicas de processamento e de raciocínio indutivo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectmemória episódicapt_BR
dc.subjectenvelhecimentopt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subject.otherCogniçãopt_BR
dc.subject.otherPsicologiapt_BR
dc.subject.otherEnvelhecimentopt_BR
dc.titleAvaliação diferencial do déficit cognitivo em idosospt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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