Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AWGKN2
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O sujeito educando da EJA e a cidade: um estudo sobre as mudanças provocadas pela reinserção na escola
Authors: Suellen Guimaraes Alves
First Advisor: Leoncio Jose Gomes Soares
First Referee: Geraldo Magela Pereira Leao
Second Referee: Adriana Angelica Ferreira
Third Referee: Maria da Conceicao F Reis Fonseca
metadata.dc.contributor.referee4: Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva
metadata.dc.contributor.referee5: Lana Mara de Castro Siman
Abstract: O objetivo desta pesquisa foi compreender se, e de que modo, a entrada no Programa de Educação de Jovens e Adultos da UFMG modifica a relação dos/as estudantes com a cidade. Com base nas pesquisas no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que buscam apreender a percepção dos/as sobre a retomada do processo de escolarização e as possíveis mudanças que ela pode provocar, foram realizadas entrevistas com seis estudantes matriculado/as no Projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos (PEMJA) e no Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos (PROEF-2). A produção dos dados também se deu por meio da observação de atividades desenvolvidas em espaços externos à escola, mediadas pelos/as professores/as dos referidos projetos. A partir da inserção na EJA, algumas mudanças ocorreram, como, por exemplo, a disposição para o convívio com o outro, a abertura ao risco, a criação de laços afetivos, a ampliação das redes de relações e o desenvolvimento da capacidade de expressar-se em diferentes situações e espaços. Essas mudanças incidiram sobre a forma com que esses sujeitos se relacionam com a cidade. Ao ampliarem as redes de relações e a criarem novos vínculos, diversificaram os modos de ocupação do tempo livre, fora do ambiente doméstico. A segurança em colocar-se em público, possibilitou o acesso a espaços até então "interditados". A partir de atividade em espaços externos à escola eles/as tiveram a oportunidade de viver um "tempo para si", conhecer e ocupar espaços que até então não faziam parte do repertório de possibilidades de uso cidade. A dificuldade de acesso à informação, o sentimento de inferioridade internalizado, a falta de tempo, de recursos e de companhia aparecem como barreiras e novas apropriações. Já a ampliação da rede de relações aparece como grande facilitador. a pesquisa aponta, ainda, para a emergência de um novo olhar para o espaço socialmente produzido, mais crítico e mais atento para as transformações e as desigualdades sociais. Sobre a relação dos/as educandos/as com o campus Pampulha, apesar de uma circulação ainda restrita à escola e ao restaurante universitário, os/as educandos/as se apropriaram do prestígio social conferido à universidade, mesmo que parcialmente e pela via da extensão. "Estudar na UFMG", além de configurar-se como grande motivo de orgulho, aparece como um incentivador da permanência, já que consideram um ambiente estimulante aos estudos.
Abstract: The aim of this research was to understand if, and how, the admission in Program of Youth and Adult Education of UFMG modifies the relation of the students with the city. Based on the researches in the field of Youth and Adult Education (Educação de Jovens e Adultos - EJA) that seek to understand the studenst´s perceptions about the continuation of the schooling process and the possible changes that it can provoke, interviews were conducted with six students enrolled in the "Project of High School for Youth and Adults" (Projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos - PEMJA) and in the "Project of Elementary Education for Youth an Adults" (Projeot de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos - PROEF-2). The production of the data also ocurred through the observation of activities developed in spaces outside the school, mediated by the teachers. Since the insertion in EJA, some changes have occurred, such as the willingness socialize with others, openness to risk, the creation of affective bonds, the expansion of networks of relations and the development of the capacity of affective bonds, the expansion of networks of relations and the development of the capacity of self-expression in different situations and environments. These changes focused on how these individuals relate to the city. The expansion of networks of relations and the creation of new ties allowed the diversification of the modes of using free time outside the domestic environment. The gained security in putting oneself in public allowed the access to places "obstructed" or restricted until then. From activities outside the school, they had the opportunity to live a "time for themselves", to know and occupy spaces that until then qere not part of the repertoire of possibilities of uses of the city. The difficulty of access to information, the feeling of internalized inferiority, the lack of time, resources and company appear as barriers to new appropriations. However, the expansion of the network of relations appears as a great facilitator. there are also remarks about the emergence of a new look at the socially produced space, more critical and more attentive to social transformations and inequalities. Regarding the relation between the students and the Pampulha campus, despite the restricted access and circulation in areas other than the school and the university restaurant, the students take over the social prestige conferred to the university, evem partially and through an extra-mural activity. "Studying at UFMG", besides being a great reason for pride, appears as an incentive of permanence, since they consider a stimulating environment for studying.
Subject: Alfabetização de adultos
Educação
Educação Aspectos sociais
Educação de adultos
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AWGKN2
Issue Date: 25-Aug-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_suellen_guimaraes_alves.pdf2.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.