Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AWKMEA
Type: Tese de Doutorado
Title: A política pública educacional de Simón Rodríguez para Peru e Bolívia (1824-1854)
Authors: Ageu Quintino Mazilão Filho
First Advisor: Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
First Referee: Luciano Mendes de Faria Filho
Second Referee: Thais Nivia de Lima e Fonseca
Third Referee: Cynthia Greive Veiga
metadata.dc.contributor.referee4: Katya Mitsuko Zuquim Braghini
metadata.dc.contributor.referee5: Marcus Vinicius Corrêa Carvalho
Abstract: O objeto desta pesquisa é a política pública de educação proposta e experimentada por Simón Rodriguez, quando ele ocupou o cargo de Director General de Enseñanza Pública, posição equivalente à de ministro da Educação, durante os governos de Bolívar e Sucre no Peru e na Bolívia, entre 1825 e 1826. Nesse momento, Bolívar era simultaneamente presidente das repúblicas da Bolívia e Grã-Colômbia e ditador da república do Peru. Simón Rodríguez, por sua vez, durante o ponto alto de sua breve carreira política, organizou as políticas educacionais no Peru e na Bolívia. O objetivo é compor uma narrativa historiográfica dos processos listados, enfatizando os oponentes e apoiadores da política de Rodriguez e as razões que levaram à sua desaprovação pelo presidente Sucre. O recorte cronológico abarca o período entre 1824, quando Rodríguez se estabeleceu em Bogotá e abriu uma casa de indústria pública, e 1854, o ano de seu falecimento, fato que encerra a narrativa. A despeito de sua inegável importância para a biografia de Rodríguez e para as primeiras políticas de educação pública na América Latina, no contexto da Era das Revoluções, as pesquisas sobre o tema ainda são escassas. A legislação educacional promulgada nesse período refletiu a natureza das ideias de Rodriguez, as quais foram desenvolvidas durante seu exílio na Europa e influenciadas pelos valores da Ilustração francesa. Um dos pontos mais importantes dessa reforma educacional foi seu cariz anticlerical e secularizador. Grande parte do patrimônio do clero, a exemplo das rendas e dos conventos, foi transferida para o financiamento da educação pública e para o estabelecimento de escolas primárias, colégios, hospitais e hospícios. Diante da perda de bens materiais e do monopólio do ainda escasso ensino, os grupos conservadores formaram uma resistência que impediu a implementação da política educacional de Rodríguez. A oposição política dos altos círculos do clero e da magistratura influenciou a decisão do presidente da Bolívia, marechal Sucre. O presidente considerou muito altos os custos dos estabelecimentos e seus empregados, reprovando as medidas de Rodríguez e provocando sua renúncia após repreendê-lo em público. Outra questão-chave para o presente trabalho diz respeito às ideias educacionais de Rodríguez, analisadas à luz da História Intelectual. A partir de uma abordagem que privilegia o diálogo entre as dimensões política, social e cultural, buscase compreender o projeto de educação popular de Rodríguez, construído a partir das noções de escola social e educação social. Essas duas ideias-chave estavam na base do protótipo da própria República, na qual a educação social formaria uma opinião pública adepta dos valores republicanos. Em suma, a população conheceria na prática as vantagens da forma republicana sobre o governo monárquico, e a escola social forjaria uma sensibilidade republicana
Abstract: In this thesis, the research subject is the public education policy proposed and experienced by Simón Rodríguez, when he took office of Diretor General de Enseñanza Pública, position equivalent to Minister of Education, during the governments of Bolivar e Sucre in Peru and Bolivia, between 1825 and 1826. At this moment, Bolívar was simultaneously president of the republics of Bolivia, Grã-Colômbia and dictator of republic of Peru. On the other hand, during the high point of his brief political career, Simón Rodríguez organized the educational policies in Peru and Bolivia. The objective is to set up a historiographical narrative of the formerly listed process, emphasizing the opponents and supporters of the Rodriguezs policy and the reasons that led to its disapproval by the president Sucre. The chronology includes the period between 1824, when Rodriguez settled in Bogota and opened a public house industry, and 1854, the year of his death, a fact that ends the narrative. Despite its undeniable importance for the biography of Rodriguez and the first public education policies in Latin America, in the context of the Age of Revolutions, research on the subject is still scarce. The educational legislation enacted at this time reflected the nature of Rodríguez's ideas, which were developed during his exile in Europe and influenced by the values of the French Illustration. One of the most important points of these educational reforms was its anticlerical and secularizing aspect. The majority of the clergys patrimony, such as lace and convents, was transferred to the financing of public education and the establishment of primary schools, colleges, hospitals and hospices. Faced with the loss of material goods and the monopoly of the still scarce education, the conservative groups formed a resistance that prevented the implementation of the Rodriguezs educational policy. The political opposition of the high circles of the clergy and the judiciary influenced the decision of the Bolivias president, marshal Sucre. The president considered the costs of establishments and its employers too high, disapproved Rodriguezs measures and motivated his resignation from the position after reprehend him in public. Another key issue for the present work concerns the educational ideas of Rodriguez, analyzed in the light of Intellectual History. From an approach that privileges the dialogue between political, social and cultural dimensions, it is sought to understand Rodríguez's popular education project, constructed from the notions of social school and social education. These two key ideas were at the basis of the prototype of the Republic itself, in which the social education would form a public opinion adept of the republican values. In short, the population knew in school practice the advantages of the republican form over the monarchical government and the social school would forge a republican sensibility
Subject: Educação
Rodríguez, Simón, 1769-1854
Educação História Perú Séc XIX
Educação História Bolívia Séc XIX
Educação Políticas públicas
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AWKMEA
Issue Date: 18-Dec-2017
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.