Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AWMLCE
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Como viver depois de Darwin?: limites e possibilidades das abordagens evolucionistas da moralidade
Autor(es): José Costa Júnior
primer Tutor: Telma de Souza Birchal
primer miembro del tribunal : Leonardo de Mello Ribeiro
Segundo miembro del tribunal: Brunello Souza Stancioli
Tercer miembro del tribunal: Alcino Eduardo Bonella
Cuarto miembro del tribunal: Adriano Naves de Brito
Resumen: O presente trabalho busca desenvolver um diálogo entre filosofia e ciência a partir de uma análise crítica das investigações evolucionistas sobre a moralidade. O principal objetivo é avaliar se as diversas investigações científicas baseadas no modelo evolutivo estruturado pelo britânico Charles Darwin produzem exposições esclarecedoras acerca de elementos como (i) a capacidade humana de produzir juízos morais, (ii) o conteúdo de nossas crenças morais e (iii) ao modo como pensamos sobre a moral, entre outros. O desenvolvimento do trabalho se dá a partir da apresentação e da crítica das diferentes propostas que têm por objeto compreender a moralidade e seus elementos partindo da perspectiva evolucionista. O primeiro capítulo apresenta a evolução darwiniana e algumas de suas implicações para as questões humanas, juntamente com a hipótese de Darwin acerca das origens do senso moral humano. Aborda-se também a filosofia normativa denominada como darwinismo social pretensamente inspirada nas hipóteses desenvolvidas por Darwin. O segundo capítulo trata da sociobiologia, uma investigação que busca compreender a base biológica do comportamento animal, e discute-se os limites e possibilidades das explicações sociobiológicas da natureza e da moralidade humanas. O terceiro capítulo aborda o alcance psicologia evolucionista, que busca explicar a estrutura psicológica da espécie humana com base na compreensão evolucionista, juntamente com investigações empíricas de caráter evolucionista que estudam as possíveis origens naturais da moralidade, com evidências oriundas da primatologia, da antropologia evolucionista, da psicologia e das neurociências. A conclusão final da tese retoma as conclusões dos capítulos anteriores e discute se a compreensão evolucionista do animal humano e da moralidade produz implicações para a filosofia moral, como a necessidade de uma reavaliação dessa a partir das investigações empíricas sobre a natureza humana. Por fim, mostramos como novas questões surgem no debate sobre as implicações da relação entre evolução e moralidade. De forma geral, defendese que, ao contrário de rebaixar ou diminuir o estatuto da humanidade, a hipótese darwiniana pode trazer esclarecimentos sobre a nossa condição. Porém, é necessário evitar os radicalismos e reducionismos propostos por algumas correntes. De maneira específica, defende-se que uma compreensão evolucionista crítica acerca dos elementos envolvidos na capacidade moral humana pode contribuir para uma abordagem filosófica mais informada
Abstract: The present work aims to develop a dialogue between philosophy and science from a critical analysis of the evolutionary investigations on morality. The main objective is to evaluate whether the various scientific investigations based on the evolutionary model structured by the british Charles Darwin produce illuminating expositions about elements such as (i) the human capacity to produce moral judgments, (ii) the content of our moral beliefs, and (iii) how we think about morality, among other. The development of the work is based on the presentation and critique of the different proposals that aim to understand morality and its elements starting from the evolutionist perspective. The first chapter presents the darwinian theory and some of its implications for human issues, along with Darwin's empirical hypothesis about the origins of the human moral sense. It also addresses the normative philosophy called social darwinism allegedly inspired by the developments proposed by Darwin. The second chapter deals with sociobiology, an investigation that seeks to understand the biological basis of animal behavior, and discusses the limits and possibilities of sociobiological explanations of human nature and morality. The third chapter addresses the evolutionary psychology scope, which aims to explain the psychological structure of the human species based on evolutionary understanding, together with empirical investigations of an evolutionary nature that study the possible natural origins of morality, with evidence from primatology, evolutionary anthropology, psychology, and neuroscience. The final conclusion of the thesis draws from the former chaptersconclusions and discusses whether the evolutionary understanding of the human animal and morality produces implications for moral philosophy, such as the need of its reevaluation derived from empirical investigations human nature. Finally, we show how new questions arise in the debate about relation between evolution and morality. In general, it is argued that, contrary to lowering or diminishing the status of humanity, the darwinian hypothesis can bring clarification about our condition. However, it is necessary to avoid the radicalisms and reductions proposed by some currents. Specifically, it is argued that a critical evolutionary understanding of the elements involved in human moral capacity may contribute to a more informed philosophical approach
Asunto: Evolucionismo
Filosofia
Ética
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AWMLCE
Fecha del documento: 7-dic-2017
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
costa_jr__jos____como_viver_depois_de_darwin.pdf2.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.