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dc.contributor.advisor1Rousiley Celi Moreira Maiapt_BR
dc.contributor.referee1Ana Carolina Soares Costa Vimieiropt_BR
dc.contributor.referee2Kelly Cristina de Souza Prudenciopt_BR
dc.creatorLarissa Moreira de Oliveira Arantespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T02:11:59Z-
dc.date.available2019-08-13T02:11:59Z-
dc.date.issued2017-04-24pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AWSLHJ-
dc.description.abstractThis research aims to analyze how the Zero Tariff movement in Belo Horizonte builds the debate on urban mobility in the capital by constructing rationally grounded and socially acceptable arguments in three different environments: 1) in the media, 2) on Facebook and 3) face-to-face discussions. The methodology of analysis is made from the material collected in the three arenas between August, September and October of 2015. The codification was carried out in three stages: 1) mapping of the subjects debated, with the classification of which were framed as argument and which ones do not; 2) categorization of the arguments according to those identified in the material and; 3) decomposition of the structure of each according to the proposal of Brian Adams (2014). A brief analysis was also made of the flow of arguments from one environment to the other and also of the collective imagery constructions on Facebook. It was thus identified that, therefore, that despite the traditional forms of manifestation of social movements, rational and comprehensible argumentation for all sectors of society is an important resource for activists to strengthen the debate on urban mobilitypt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar como o movimento Tarifa Zero de Belo Horizonte constrói o debate sobre mobilidade urbana na capital por meio da construção de argumentos racionalmente embasados e socialmente aceitáveis em três ambientes diferentes: 1) na mídia, 2) no Facebook e 3) nos debates face a face. A metodologia de análise é feita a partir de material coletado nas três arenas entre os meses de agosto, setembro e outubro de 2015. A codificação foi realizada em três etapas: 1) mapeamento dos assuntos debatidos, com a classificação de quais se enquadravam como argumento e quais não; 2) categorização dos argumentos de acordo com aqueles identificados no material; e 3) decomposição da estrutura de cada um conforme a proposta de Brian Adams (2014). Foi realizada, também, uma breve análise do fluxo de argumentos de um ambiente para o outro e, ainda, das construções imagéticas do coletivo no Facebook. Identificou-se, desse modo, que, apesar das formas tradicionais de manifestação dos movimentos sociais, a argumentação racional e compreensível a todos os setores da sociedade é um importante recurso dos ativistas para fortalecer o debate sobre mobilidade urbanapt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMídia e redes sociaispt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectDebatept_BR
dc.subjectArgumentopt_BR
dc.subjectMovimento socialpt_BR
dc.subjectReuniões face a facept_BR
dc.subject.otherRedes sociais on-linept_BR
dc.subject.otherComunicaçãopt_BR
dc.subject.otherMovimentos sociaispt_BR
dc.subject.otherMidia digitalpt_BR
dc.titleTarifa zero é mais: a construção do argumento no debate sobre mobilidade urbana pelo movimento Tarifa Zero de Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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