Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZVFEU
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Impacto de variáveis macroeconômicas na confiança do consumidor brasileiro
Autor(es): Valeria Lopes Faria
Primeiro Orientador: Aureliano Angel Bressan
Primeiro membro da banca : Ela Mercedes Medrano de Toscano
Segundo membro da banca: Bruno Perez Ferreira
Resumo: O trabalho teve por objetivo analisar a relação entre variáveis macroeconômicas como a taxa de juros, a inflação, o desemprego, a renda das famílias e o índice de confiança do consumidor no Brasil no período de janeiro de 2010 a outubro de 2015. Os dados tiveram como fontes a Fundação Getúlio Vargas (FGV), O Banco Central do Brasil (BCB) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Aplicou-se o modelo de vetores autorregressivos (VAR), por meio do teste de causalidade de Granger, da aplicada da função impulso-resposta e da análise da decomposição da variância. Os resultados obtidos mostraram que as variáveis inflação e taxa de juros foram as que mais impactaram a confiança do consumidor brasileiro no período de 2010 a 2015.
Assunto: Estatística
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZVFEU
Data do documento: 27-Jun-2016
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