Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZVFEU
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Aureliano Angel Bressanpt_BR
dc.contributor.referee1Ela Mercedes Medrano de Toscanopt_BR
dc.contributor.referee2Bruno Perez Ferreirapt_BR
dc.creatorValeria Lopes Fariapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T18:19:08Z-
dc.date.available2019-08-13T18:19:08Z-
dc.date.issued2016-06-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZVFEU-
dc.description.resumoO trabalho teve por objetivo analisar a relação entre variáveis macroeconômicas como a taxa de juros, a inflação, o desemprego, a renda das famílias e o índice de confiança do consumidor no Brasil no período de janeiro de 2010 a outubro de 2015. Os dados tiveram como fontes a Fundação Getúlio Vargas (FGV), O Banco Central do Brasil (BCB) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Aplicou-se o modelo de vetores autorregressivos (VAR), por meio do teste de causalidade de Granger, da aplicada da função impulso-resposta e da análise da decomposição da variância. Os resultados obtidos mostraram que as variáveis inflação e taxa de juros foram as que mais impactaram a confiança do consumidor brasileiro no período de 2010 a 2015.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÍndice de Confiança do Consumidorpt_BR
dc.subjectVetores Autorregressivospt_BR
dc.subjectVariáveis Macroeconômicaspt_BR
dc.subject.otherEstatísticapt_BR
dc.titleImpacto de variáveis macroeconômicas na confiança do consumidor brasileiropt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_estat_stica_2016.pdf910.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.