Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZVFU4
Type: Monografias de Especialização
Title: Estudo das bilheterias de filmes no mercado norteamericano: uma abordagem via análise de regressão
Authors: Silvio Bhering Sallum
First Advisor: Ilka Afonso Reis
First Referee: Edna Afonso Reis
Second Referee: Thiago Rezende dos Santos
Abstract: O presente trabalho visa propor um modelo de regressão para prever a bilheteria arrecadada de um filme nos cinemas norteamericanos durante o seu tempo em cartaz. Para tal, a porcentagem que a arrecadação do final de semana de estréia de um filme representa no seu total arrecadado foi modelada em função de onze características dos filmes via modelos de regressão linear. Foi montado um banco de dados com as 70 maiores bilheterias dos últimos 10 anos completos, totalizando 700 filmes. O modelo final contou com dez variáveis explicativas estatisticamente significantes, sendo elas o mês de estréia, o gênero, a bilheteria arrecadada no final de semana de estréia, o estúdio, se o filme é uma adaptação, o elenco, a classificação etária, as notas dos críticos e do público, e o número de salas de estréia.. O coeficiente de determinação ajustado do modelo foi de 60.1%. Observou-se uma forte correlação positiva de 0.931 entre os valores preditos da bilheteria final obtidos pelo modelo de regressão e os valores reais arrecadados dos filmes analisados, sendo que, se excluídos dois filmes de bilheterias atípicas, esta correlação alcança 0.946.
Subject: Estatística
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZVFU4
Issue Date: 9-Nov-2016
Appears in Collections:Especialização em Estatística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_estat_ufmg_2016_pos_banca.pdf6.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.