Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZWGEH
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ela Mercedes Medrano de Toscanopt_BR
dc.contributor.referee1Frederico Rodrigues Borges da Cruzpt_BR
dc.contributor.referee2Roberto da Costa Quininopt_BR
dc.creatorRonan Lucas de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T02:57:48Z-
dc.date.available2019-08-10T02:57:48Z-
dc.date.issued2016-10-31pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZWGEH-
dc.description.resumoTrabalhos têm se dedicado ao estudo do desempenho dos alunos em matemática em função de características familiares e escolares. Compreendendo que o aluno pertencente a uma melhor classe social tem maiores possibilidades para o sucesso nos estudos, por terem mais condições de dedicação ao mesmo, neste trabalho foi analisado o desempenho em Matemática dos alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Cláudio Brandão (Belo Horizonte MG) em função de características sócio econômico e culturais. A base de dados foi gerada através de um questionário aplicado aos alunos. Foi analisado o rendimento em matemática em função da classe social, e também outros fatores, como: hábitos de leitura e de estudo, aprendizado no ensino fundamental, motivação pelo estudo da matemática, entre outros. Observou-se que os alunos entrevistados têm, em média, um baixo desempenho na disciplina de matemática, bem abaixo do esperado, e alguns alunos que se destacam por seus bons aproveitamentos. Constatou-se que, a maioria dos alunos pertence a classes sociais C e B2, apesar da escola ficar próxima à área de risco. Conclui-se que a classe social do aluno não tem a influencia esperada no rendimento em matemática dos alunos, assim como o hábito de leitura, a dedicação, e o fato de o aluno trabalhar. Em contra partida, percebeu-se que a escolaridade dos pais, a perspectiva e principalmente a motivação do aluno exerce uma grande influencia no aproveitamento dos estudantes.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectCaracterísticas Sócio Econômicapt_BR
dc.subjectBaixo Desempenho em Matemáticapt_BR
dc.subjectAnálisept_BR
dc.subject.otherEstatísticapt_BR
dc.titleAnálise do desempenho em matemática dos alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Cláudio Brandão (Belo Horizonte MG)pt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_ronan_lucas_de_souza.pdf1.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.