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Type: Tese de Doutorado
Title: Escolarizar o campesinato ou campesinar a escola?: uma experiência escola em alternância no norte do Espírito Santo
Authors: Camila Zucon Ramos de Siqueira
First Advisor: Maria de Fatima Almeida Martins
Abstract: A tese discute a relação entre estudo e trabalho camponês no Centro Familiar em Formação em Alternância. Uma escola no Norte do estado do Espírito Santo, territorializada a partir da presença do trabalho e movimento camponês. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou entrevistas, rodas de conversa, analise documental e organização cartográfica. No referencial teórico, discutimos a Educação Rural, suas fases e afiliações históricas, a Educação Popular como uma resistência e a Educação do Campo como a síntese contraditória entre a Educação Rural e a Educação Popular; o Campesinato como classe social, o Agronegócio como agente do capital e a Agroecologia como resistência camponesa; a Pedagogia da Alternância e a vinculação trabalho e educação, que aparecem como elementos constituidores da formação desse centro de formação. A escola, para além da formação técnica para o trabalho no campo e o letramento, se apresenta como um centro territorial de formação em alternância, constituída juntamente com a territorialização das escolas do campo, e que favorece a criação e recriação da territorialidade camponesa no Norte do Espírito Santo. Concluímos que os instrumentos da alternância possibilitam uma relação família-escola, a qual permite que a dinâmica do trabalho familiar apareça na escola. Observamos um longo trajeto para a construção das escolas do campo; propostas que rompem com a lógica da terra apenas como mercadoria, e demonstram o campo como lugar de vida e de diversidade cultural.
Abstract: The thesis discusses the relationship between study and peasant work in the Family Center in Alternation Training. The school is located territorially in the north of the state of Espírito Santo, territory with strong work presence and peasant movement. A qualitative research that used interviews, talk wheels, documentary analysis and cartographic organization. In the theoretical referential we discuss Rural Education, its phases and historical affiliations, Popular Education as a resistance, and Field Education as the contradictory synthesis of Rural Education with Popular Education; the Peasantry as a social class, the Agribusiness as an agent of capital, and Agroecology as peasant resistance; the Pedagogy of Alternation and the relation work and education appear as constituent elements of the formation of this center of formation. The school, besides the technical training for the work in the field and literacy, presents itself as a territorial center of alternating formation, constituted together with the territoriality of the rural schools that favors the creation and recreation of peasant territoriality in the north of Espirito Santo. We conclude that the tools of alternation enable a family-school relationship, which allows the dynamics of family work to appear in school. We observe a long route for the construction of rural schools, proposals that break with the logic of the land only as a commodity and demonstrate the countryside as a place of life and cultural diversity.
Subject: Educação para o trabalho
Ecologia agrícola
Camponeses
Educação
Letramento
Movimentos sociais rurais
Educação popular
Educação rural
Trabalhadores rurais Educação
Famílias rurais
Agroindústria
Escolas rurais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B23MP6
Issue Date: 12-May-2014
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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