Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B24GMD
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Currículo e políticas públicas de esporte e lazer: analisando o programa Esporte Esperança
Authors: Fabiano Antonio Sena Peres
First Advisor: Helder Ferreira Isayama
First Referee: Christianne Luce Gomes
Second Referee: Edmur Antonio Stoppa
Abstract: As políticas públicas representam o Estado em ação e visam modificar certas características do tecido social que as autoridades públicas julgam necessário proteger frente a ameaças contra o estado de determinado direito. Nesse contexto, o Programa Esporte Esperança configura-se como política pública de esporte e lazer da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura de Belo Horizonte, direcionada a crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, moradoras de áreas socialmente vulneráveis, que vivenciam oficinas esportivas desenvolvidas nos princípios do esporte educacional. Em geral, os programas e projetos sociais são propostas permeadas por interesses e apresentam uma conexão com os processos de construção do conhecimento e produção dos sujeitos, se aproximando das questões curriculares. Entendendo o currículo como uma arena de negociações culturais, a intenção dessa pesquisa passa pela análise do currículo do Esporte Esperança, com a identificação dos discursos representados nas falas de parte dos profissionais envolvidos no programa, bem como a análise de alguns documentos. A pesquisa foi baseada na abordagem qualitativa e combinou as pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Os termos currículo e políticas públicas de esporte e lazer foram os temas selecionados para a pesquisa bibliográfica que buscou em obras, periódicos, e sites de busca acadêmica a sua ocorrência. A análise documental selecionou e interpretou os seguintes documentos: a proposta políticopedagógica, o relatório consolidado de gestão 2011/2012, as atribuições dos coordenadores de núcleo e dos monitores de oficina e o portal eletrônico da prefeitura. Por fim, a pesquisa de campo objetivou o levantamento de informações acerca das relações entre o currículo proposto no planejamento do programa em questão e a sua efetivação. Para tanto, foram realizadas onze entrevistas uma com a coordenação do programa e dez com os professores coordenadores dos núcleos. Assim, destaco que, após esse processo, consegui identificar as categorias que relacionam-se com a organização do currículo do Esporte Esperança: estrutura organizacional e operacional; objetivos e metas; conteúdos trabalhados; questão de gênero; planejamento e avaliação; o lazer no currículo do programa; relação do Esporte Esperança com o programa Segundo tempo; diferenças entre o planejamento e a implementação do programa limites e desafios. A elaboração do relatório resultou da análise das categorias relacionadas ao referencial teórico elencado pelo pesquisador, junto com trechos dos depoimentos para exemplificar e valorizar as interpretações e compreensões dos sujeitos investigados. Assim, os discursos que constituem o currículo das políticas públicas, sobretudo o programa Esporte Esperança, têm relação com a acumulação de conceitos, práticas, declarações e crenças. O trabalho contempla as diferenças entre as possíveis tramas existentes no currículo, que interferem na sua organização, no seu escopo e sobre o que nele deve constar. Ao propor este desafio, consegui vislumbrar a importância de pensar o currículo como texto cultural presente nas diversas esferas educacionais, sobretudo nas políticas públicas de esporte e lazer.
Abstract: Public policies represent the state in action and seek to modify certain characteristics of the social fabric that public authorities deem necessary to protect against threats to the status of a particular right. In this context, the Esporte Esperança program is configured as public policy for sport and leisure of the Secretaria Municipal de Esporte e Lazer of the city of Belo Horizonte, targeting children and adolescents 06-17 years, living in socially vulnerable areas, experiencing workshops Sports developed the principles of education sport. In general, social programs and projects are proposed permeated by interests and have a connection with the processes of knowledge construction and production of the subject, approaching the curriculum issues. Understanding the curriculum as an arena of cultural negotiations, the intent of this research is the analysis of the curriculum of Esporte Esperança, with the identification of discourses represented in the speeches of the professionals involved in the program as well as the analysis of some documents. The research was based on a qualitative approach and combined the research literature, documentary and field. The terms curriculum and "public policy of sport and leisure" were the topics selected for the literature review that looked at works, periodicals, and academic search engines to their occurrence. The selected document analysis and interpreted the following documents: a politicalpedagogical proposal, the consolidated annual report 2011/2012, the core duties of coordinators and monitors electronic portal and workshop at City Hall. Finally, the research field aimed to collecting information about the relationship between the proposed curriculum in planning the program in question and its implementation. Therefore, eleven interviews were conducted - one with the coordination of the program with teachers and ten coordinators cores. So, I emphasize that, after this process, I managed to identify the categories that relate to the organization of the curriculum of Esporte Esperança: organizational structure and operational; goals and objectives; worked contents; gender issue; planning and evaluation; leisure in curriculum program, relation between the Esporte Esperança and Segundo Tempo program; differences between planning and program implementation - limitations and challenges. The preparation of the report resulted from the analysis of categories related to the theoretical part listed by the researcher, along with excerpts from interviews to illustrate and enhance the interpretations and understandings of the subjects investigated. Thus, the discourses that constitute the curriculum of public policies, especially the sports program Hope, are related to the accumulation of concepts, practices, beliefs and statements. The work focuses on the differences between the possible plots in existing curriculum, which interfere in your organization, in its scope and what it should contain. In proposing this challenge, I managed to glimpse the importance of thinking about the curriculum as cultural text present in many educational spheres, especially in public policy for sports and leisure.
Subject: Políticas públicas
Esportes
Lazer
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B24GMD
Issue Date: 23-Apr-2013
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fabiano_peres___disserta_ao___normalizada_16_10.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.