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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Discurso(s) acerca do trabalho presente nos livros didáticos de Geografia (1889-1945): educação, estado e ideologia
Authors: Elaine Queiroz Silva
First Advisor: Rogata Soares Del Gaudio
First Referee: Doralice Barros Pereira
Second Referee: Valeria de Oliveira Roque Ascencao
Third Referee: Rita de Cassia Martins de Souza Anselmo
Abstract: Durante a transição do período imperial para o período republicano, no Brasil, ocorreram transformações que atingiram toda a dinâmica social e econômica do país. Este contexto caracterizou-se por uma nova organização da sociedade, com a reconfiguração do regime de trabalho, do escravo para o assalariado livre; a chegada de imigrantes em massa para substituição da mão de obra e o surgimento do embrião de uma produção industrial nacional. O conjunto dessas mudanças repercutiu no campo educacional. Nesta conjuntura, a educação propiciava a adaptação dos jovens à nova realidade republicana e à nova forma de organização do trabalho, disseminando a ideologia nacional, a da civilização e a do progresso. Várias mudanças foram realizadas para que a educação pudesse cumprir tal papel, embora esta ainda permanecesse como privilégio das classes dominantes, que sustentavam as instituições particulares e ainda se valiam do Estado para estabelecer um ensino público que as favorecesse. Para aprofundarmos a análise das transformações na educação, o livro didático apresenta-se como uma fonte de grande potencial, pois carrega discursos que foram repassados a mais de uma geração. Devido a essa importância como veículo de informações e ideologias, atualmente, o livro didático tem ascendido como material e foco de pesquisas para o entendimento da dinâmica e das variadas funções associadas às disciplinas escolares. Partindo dessa concepção, nesta pesquisa serão analisados livros didáticos de Geografia adotados e/ou escritos por professores do Colégio Pedro II (Rio de Janeiro / RJ - fundado em 1837). A centralidade da investigação neste colégio e, por conseguinte, dos livros didáticos a ele relacionados, deve-se à importância da instituição, que atuou como modelo para o ensino secundário nacional durante todo o período considerado na presente análise. A análise dos livros buscará responder às seguintes inquietações: Quais discursos acerca do trabalho estão presentes nos livros didáticos de Geografia utilizados/escritos por docentes do Colégio Pedro II, no período de 1889 e 1945? Qual a relação entre o discurso sobre o trabalho presente nos livros didáticos, as transformações na realidade trabalhista durante o contexto analisado e a construção do pensamento geográfico escolar? Como percurso metodológico, adotamos a pesquisa documental para a contextualização acerca do trabalho, da educação e do ensino de Geografia, bem como para a seleção dos livros. A fim de efetuarmos a análise destes, utilizamos os pressupostos da Análise Crítica do Discurso. Entendemos que as práticas discursivas carregam as marcas das tensões ocorridas em seu contexto de produção, revelando os valores sociais que a ação humana julgava importantes naquele momento. Consideramos, então, os livros didáticos como uma prática discursiva, partindo das premissas de que a natureza social do discurso é sua característica mais essencial e de que o seu papel é crucial na construção da realidade social.
Abstract: During the transition from the imperial period for the Republican period, in Brazil there are transformations that have reached all the social and economic dynamics of the country. This context was characterized by a new organization of society, with the reconfiguration of work regime of the slave to free wage; the arrival of mass immigrants to the labor replacement and the emergence of the embryo of a national industrial production. These changes group reflected in the educational field. At this juncture, education promoted the adaptation of young people to new republican reality and the new form of work organization, spreading the ideologies of nation, civilization and progress. Several changes were made so that education could fulfill such a role, though this still remained a privilege of the dominant classes, who held private institutions and also availed themselves of the State to establish a public education that favor. To deepen the analysis of changes in education, the textbook presents itself as a potential major source as load speeches that were passed more than one generation. Due to its importance as a provider of information and ideologies, currently, the textbook has risen as material and focus of research for understanding the dynamics and various functions associated with school subjects. Based on this concept, this research will be analyzed Geography textbooks adopted and / or written by the College Pedro II teachers (Rio de Janeiro - RJ - founded in 1837). The centrality of research in this school and therefore textbooks related to it, is due to the importance of the institution, which served as a model for the national secondary education throughout the period considered in this analysis. The analysis of books seek to answer the following concerns: What speeches about the work are present in Geography textbooks used / written by the College Pedro II teachers in the period 1889 to 1945? What is the relationship between the discourse on this work in textbooks, changes in labor reality in the analysis context and the construction of the school geographical thought? As methodological approach, we have adopted the documentary research to contextualize about work, teaching and geography education as well as for the selection of books. In order to we make the analysis of, we use assumptions of Critical Discourse Analysis. We understand that the discursive practices bear the marks of tensions occurred in your production environment, revealing social values that human action thought important at that time. We consider then the textbooks as a discursive practice, based on the assumptions that the social nature of discourse is its most essential characteristic and that its role is crucial in the construction of social reality.
Subject: Colégio Pedro II
Trabalho
Geografia
Educação
Livros didáticos 1889-1945
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2SHHP
Issue Date: 3-Jul-2015
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