Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2TKL3
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Ficções para o exílio: as formas políticas do cinema de Elia Suleiman
Autor(es): Maria Ines Dieuzeide Santos Souza
Primeiro Orientador: Claudia Cardoso Mesquita
Primeiro membro da banca : Eduardo Antonio de Jesus
Segundo membro da banca: André Guimarães Brasil
Terceiro membro da banca: Roberta Oliveira Veiga
Quarto membro da banca: Ângela Freire Prysthon
Quinto membro da banca: Sylvia Beatriz Bezerra Furtado
Resumo: Esta pesquisa investiga a trilogia fílmica composta por Crônica de um desaparecimento (1996), Intervenção divina - uma crônica do amor e da dor (2002) e O que resta do tempo - crônica de um presente ausente (2009), dirigidos por Elia Suleiman. Nos três filmes, o diretor cria para si um personagem que carrega seu nome próprio e compartilha de sua experiência biográfica: um cineasta palestino autoexilado na tentativa do retorno à terra natal. Ao tematizar o cotidiano e a violência da ocupação israelense por meio de uma forma fílmica que valoriza os enquadramentos frontais, a distância e fixidez da câmera, as descontinuidades e a encenação que desnaturaliza os gestos, dialogando com o estilo burlesco e explicitando a mediação cinematográfica, esses filmes parecem estabelecer, através da ficção, uma visibilidade para a situação palestina que desafia a lógica imposta pela ocupação. Buscamos esquadrinhar os modos como os espaços fragmentados e recortados bloqueiam a entrada na cena, e impõem distâncias ao espectador; compreender a articulação proposta pelos filmes entre a centralidade do olhar percebida nos enquadramentos e a montagem episódica e descentrada, que impossibilita uma narrativa centralizada; refletir sobre a elaboração de uma forma e de um ritmo para o cotidiano que interrompem a passagem progressiva do tempo. A análise imanente às obras examina como esta posta em cena estabelece um diálogo formal com a particular condição de exílio interno na qual se encontra o povo palestino, separado de sua própria terra, ainda que vivendo no mesmo lugar.
Abstract: This research investigates the film trilogy composed by Chronicle of a Disappearance (1996), Divine Intervention (2002) and The Time that Remains (2009), directed by Elia Suleiman. In all three films, the director creates a character for himself who carries his given name and shares his biographical experience: a self-exiled Palestinian filmmaker attempting to return to his homeland. In pursuing the daily life and the violence of the Israeli occupation through a film form that values the frontal frames, the distance and fixity of the camera, the discontinuities and the staging that denatures the gestures, dialoguing with the burlesque style and making the cinematographic mediation explicit, these films seem to establish, through fiction, a visibility for the Palestinian situation that defies the logic imposed by the occupation. We seek to scrutinize the ways by which the fragmented spaces and the cutouts block the entry into the scene, and impose distances to the viewer; to understand the articulation proposed by these films between the centrality of the gaze in the frameworks and the episodic and decentered montage, which precludes a centralized narrative; to reflect on the elaboration of a form and a rhythm for daily life that interrupts the progressive passage of time. The analysis, immanent to the trilogy, examines how this film form establishes a formal dialogue with the particular condition of internal exile in which Palestinian people are separated from their own land, although living in the same place.
Assunto: Exilio
Ficção
Comunicação
Cinema
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2TKL3
Data do documento: 26-Mar-2018
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